Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 24 de Maio de 2006 às 17:26
Por: escritor

    Imprimir


Por medo da China, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que vai restringir o uso de computadores Lenovo, incluindo laptops IBM (divisão que pertence à Lenovo), em órgãos públicos americanos.

Computadores da empresa chinesa não poderão mais se logar em redes seguras ou com acesso à informações de segurança. O Departamento de Estado estima que existam 16 mil computadores da Lenovo atualmente nessa situação.

Nenhum deles poderá ter acesso ao que o Departamento chama de “redes classificadas”. A justificativa para a proibição é de que o governo da China poderia usar sua influência junto à Lenovo para espionar o governo dos Estados Unidos.

A decisão foi anunciada pelo sub-secretário do Departamento, Richard Griffin, que afirmou que o órgão recebeu informações de que os computadores Lenovo representavam um risco de segurança às “redes classificadas” americanas.

O uso de computadores Lenovo fica proibido também em embaixadas e consulados dos Estados Unidos no mundo todo. O representante do Partido Republicano, Frank Wolf, defendeu a medida e disse à agência de notícias BBC que “não é nenhum segredo que os Estados Unidos são o alvo preferencial dos serviços de inteligência chineses”. O governo da China é acionista da Lenovo.

A Lenovo emitiu comunicado repudiando a decisão. O vice-presidente da empresa, Jeff Carlisle, afirmou que a Lenovo está “absolutamente convicta da segurança de seus produtos e que eles não oferecem nenhum risco aos órgãos americanos ou a qualquer outro cliente da Lenovo”.




Fonte:INFO Online




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1482/visualizar/