Total Security - totalsecurity.com.br
Antivírus
Quinta - 15 de Março de 2007 às 22:56
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Um novo tipo de vírus de computador detectado inicialmente em algumas máquinas no estado de Nova York, nos EUA, usa o modem do PC para fazer ligações interurbanas. Segundo autoridades que apuram um dos primeiros casos, o código malicioso parece ter a única função de gerar prejuízos a vítima. Nenhum relato de roubo de informações ou de dinheiro foi registrado.

O vírus funciona da seguinte forma. A vítima recebe um pequeno programa que contém o malware seja por correio eletrônico ou quando acessa algum site suspeito. O pequeno aplicativo então verifica se a máquina tem um modem – afinal, muitas já não vêm com o recurso, que deu lugar às placas Ethernet. Confirmada a existência de um modem, o aplicativo passa a realizar, ininterruptamente, chamadas interurbanas de aproximadamente um minuto com um intervalo de pouco mais de 10 segundos entre as operações. Assim, ao final do mês, a vítima terá de pagar uma série de ligações que não fez.

O caso de Rochelle Rothman, uma das primeiras vítimas, é emblemático. Certo mês, ela, que recebia contas telefônicas de no máximo US$ 60, recebeu uma cobrança no valor de US$ 139. Ao ver a lista de números chamados ela viu que havia pelo menos 26 que ela desconhecia. Rohman demorou para suspeitar de seu modem por que ela usava conexão a DSL, via placa Ethernet. Uma vez descoberto o golpe, ela evitou futuros problemas simplesmente desconectando o cabo telefônico do modem.

Mas para quem acessa a Internet exclusivamente pelo telefone , fica difícil simplesmente desconectar o cabo – apesar de esta ser a orientação quando não se está usando a Internet. A manutenção de um sistema antispyware e antivírus são medidas fundamentais para o uso seguro da Web.


Fonte: Módulo Security News




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1763/visualizar/