Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 15:30
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O número de sites de phishing continuam em ascensão. Segundo o McAfee Avert Labs, houve um aumento de 784% desse tipo de página no primeiro trimestre de 2007, sem previsão de redução. Esses sites geralmente usam falsas páginas de inscrição para serviços comuns da Internet, como leilões, processadores de pagamento ou serviços bancários. Mais de 13,7 milhões de registros foram violados até agora em 2007, de acordo com a Attrition.org, comparado ao 1,8 milhão de registros durante o mesmo período no ano anterior.

O número total de spams capturado pelo McAfee Avert Labs permaneceu estável durante o primeiro semestre. Os spams de imagem chegaram a 65% de todos os spams no início de 2007; embora esse número tenha diminuído mais recentemente. O spam de imagem é um email de lixo eletrônico que inclui imagens, e não somente texto. Geralmente, ele é usado para anunciar venda de ações, produtos farmacêuticos e certificados. A imagem pode ser três vezes maior que uma simples mensagem. Isso causa um aumento significativo no consumo da largura de banda pelas mensagens de spam. Em novembro de 2006, o spam de imagem chegou a 40% do total de spams recebidos; no ano anterior esse número não passou de 10%.

Os malwares, vírus que modificam arquivos gravados em um disco, continuam em destaque. O Philis e o Fujacks continuam ativos, e o Avert Labs classificou mais de 150 novas variantes dessas duas famílias neste ano. Outras famílias, como Sibil, Grum e Expiro também estão ativas.

De acordo com o mecanismo de rastreamento do Avert Labs, em torno de 200 mil computadores foram infectados com rootkits desde o início de 2007 — um aumento de 10% em relação ao primeiro trimestre de 2006. Quanto as vulnerabilidades, no primeiro semestre de 2007, a Microsoft emitiu 35 boletins de segurança, 25 dos quais foram classificados como críticos e nove importantes. Durante o mesmo período em 2006, a Microsoft emitiu 32 boletins, dos quais 19 foram classificados como críticos e dez foram considerados importantes.

Previsões de ataques futuros

Segundo o McAfee Avert Labs, os vídeos da Web se tornarão um alvo para os hackers. Os criminosos virtuais aproveitam a onda de vídeos na Internet, geralmente disponíveis em sites de relacionamento, como o YouTube e o MySpace. Por exemplo, o site de uma banda francesa foi usado para carregar um cavalo de Tróia nos computadores dos fãs, através do exploit de um recurso em QuickTime. O Avert Labs prevê também um aumento excessivo de sites criados para compartilhamento, como páginas de wiki e aplicativos online. Até mesmo os sites de arquivos serão afetados de acordo com previsão da empresa de segurança para os próximos 10 anos.

Uma surpresa detectada pela empresa de segurança é a diminuição nos ataques realizados contra dispositivos móveis. Surpreendentemente, os números de malwares contra estes equipamentos estão diminuindo, com 12 de novos exemplos de programas mal-intencionados direcionados a dispositivos como telefones celulares e smart phones no primeiro trimestre de 2007. Segundo o laboratório, as estatísticas indicam que outro tipo de golpe vem caindo: O uso de robôs que deixam o controle total dos computadores na mão de oportunistas virtuais vem diminuindo ultimamente.

O Adware predominará. Entretanto, como ele tem uma má reputação, as empresas estão tentando utilizar outras maneiras de distribuir mensagens na Internet. A BitTorrent, por exemplo, está estabelecendo uma tendência de oferecer downloads gratuitos de suporte como uma alternativa para downloads pagos.

Já o roubo de identidade e a perda de dados continuarão sendo um problema público. Essas informações podem vazar não somente pela Web, mas também por meio de dispositivos portáteis de armazenamento, impressoras e aparelhos de fax.


Fonte: W News




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1881/visualizar/