Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 17 de Julho de 2007 às 07:12
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Os golpes virtuais utilizam jogos psicológicos para enganar usuários da Internet, diz estudo intitulado Jogos Psicológicos, o autor principal, Dr. James Blascovich, Professor de Psicologia da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. A pesquisa traz análises de e-mails fraudulentos distribuídos com mais freqüência para mostrar como os criminosos virtuais roubam informações confidenciais; pessoais e financeiras.

O spam para golpes funciona melhor quando transmite aos destinatários uma idéia de familiaridade e legitimidade, seja criando a ilusão de que o e-mail é de um amigo ou colega, ou dando avisos plausíveis de uma instituição respeitada, observou o Dr. Blascovich.

Quando a vítima abre o e-mail, os criminosos usam dois processos motivadores básicos: a abordagem e a rejeição, ou uma combinação dos dois, para convencê-la a clicar em links perigosos, fornecer informações pessoais ou baixar arquivos arriscados.”

Uma chave importante para o sucesso dos golpistas é a familiaridade. Um exemplo disso é o golpe de phishing, que usa o disfarce de um banco conhecido ou de renome nacional, de uma administradora de cartões de crédito, ou até mesmo de um site de leilões pela Internet.

Recentemente, o McAfee Avert Labs descobriu que o número de sites de phishing aumentou 784% no 1º semestre de 2007. Os endereços de Internet mais conhecidos são cada vez mais atacados. Em dezembro de 2006, os criminosos virtuais atacaram o MySpace e usaram um worm para transformar links legítimos naqueles que levam os consumidores a um site de phishing criado especificamente para roubar informações pessoais.

As mensagens estão mais sofisticadas. Ao contrário dos primeiros e-mails de phishing, que, muitas vezes, continham erros de ortografia, gráficos e linguagem deselegante, os golpes mais recentes parecem ser mais legítimos, tem imagens de melhor qualidade e copiam quase perfeitamente o texto usado por instituições respeitadas, afirmou David Marcus, gerente de pesquisa e comunicações de segurança do McAfee Avert Labs.

Os golpes de phishing também usam técnicas para amedrontar os usuários, como Aviso Urgente de Segurança e Recadastre a sua conta, Preencha e Envie Imediatamente ou Não Perca a Oportunidade, Você Ganhou e descontos de 90%, entre outros. O objetivo é fazer o usuário pensar que se não agir, vai acabar perdendo algo.


Fonte: W News




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1914/visualizar/