Total Security - totalsecurity.com.br
Hackers e Cia
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 04:06

    Imprimir


Como muitos outros usuários do Facebook, Jeff Crites ouviu falar sobre um cartão de presente que daria direito a mil dólares em compras.

Ele clicou em um link que o levou a uma página de fãs no Facebook. Lá havia a promessa de uma doce oferta: se após o clique Crites estivesse entre os primeiros 20 mil adoradores da Best Buy, ele ganharia mil dólares para gastar com artigos eletrônicos.

Para Crites, um consultor de marketing que ganha a vida  trabalhando com as redes sociais, uma promoção total de 20 milhões de dólares divididos entre os primeiros 20 mil fãs no Facebook estava equivocada. "As empresas simplesmente não dão centenas de dólares para os fãs no Facebook. Eles vão dar um sanduíche ou uma caixa de biscoitos", disse ele.

O consultor enviou uma mensagem para o amigo que havia mencionado a oferta, e em poucos minutos eles concordaram que tudo aquilo era uma farsa. Bem-vindo ao mais recente jogo de Facebook: gift cards falsificados.

Nos últimos meses, páginas de fãs que apareceram no site da rede social, oferecendo cartões de presentes, eram boas demais para serem verdade.

Muitas dessas páginas possuem posts falsos, apresentando supostas doações. Esses sites normalmente levam os usuários a endereços que tentam coletar dados e gerar o tráfego na internet para os anunciantes, afirma o porta-voz do Facebook, Simon Axten.

As fraudes com cartões-presente circulam via e-mail há anos, mas eles ainda são uma novidade no Facebook.

Qualquer pessoa pode criar uma página de fã para praticamente qualquer coisa - e muitas páginas oferecem legitimamente cartões de presente. Eis um problema espinhoso para o Facebook resolver.

Agora, a empresa trabalha em uma versão da rede social, com uma equipe de engenheiros que  monitoram o  site e eliminam grupos, aplicações e páginas de fãs conforme os problemas aparecem.

"Começamos a construir um sistema automatizado para detectar esse tipo de conteúdo suspeito", afirmou Axten em uma entrevista por e-mail. Ele não revelou quantas pessoas participam desses grupos de falsificação, mas tudo isso acontece em uma escala relativamente pequena, assegura o executivo.

Axten recomenda que as pessoas suspeitem de qualquer coisa que pareça estranha no site - por exemplo, se houver um link estranho em uma mensagem de um amigo que não esteja conectado ou uma promessa de algo valioso se você convidar amigos, fornecer informações pessoais ou realizar um download de softwares.

Existe uma página no Facebook intitulada "Do you need new furniture?", que oferece um certificado de presente de 250 dólares e que contem um link para uma página extinta de uma empresa canadense chamada MaxBounty. Até terça-feira (6/4), 327 usuários já haviam aderido ao convite.

Outra página, chamada I Love Walmart, ofererece um certificado de presente de 10 dólares para os usuários que se seguirem o canal. Não houve, porém, certificado algum de presente de 10 dólares, e o Facebook removeu a página , valendo-se para isso dos termos de violação de serviço.

Scammers podem estar se movendo para o Facebook, na esperança de obter acesso a novas vítimas. Embora Axten tenha afirmado que as fraudes são usadas somente por lojistas virtuais, o cofundador da ScamBusters, Audri Lanford , afirma que o golpe do cartão falso costuma ter o objetivo de roubar identidade e a instalar softwares maliciosos nas máquinas dos usuários.





Fonte: IDG Now

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2211/visualizar/