Total Security - totalsecurity.com.br
Internet
Quinta - 12 de Janeiro de 2012 às 11:24
Por: Grant Gross

    Imprimir


A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês) passará a aceitar solicitações de novos domínios genéricos esta semana, apesar das objeções feitas ao plano, afirmou o CEO Rod Beckstrom.

As aplicações poderão ser enviadas a partir desta quinta-feira (12/01), no que já é chamada de uma nova era para Internet. Segundo Beckstrom, os domínios trarão significativos benefícios, incluindo a criação de scripts que não estejam nas línguas latinas ou inglesa.

Metade dos internautas é asiática, porém não possui domínios em seus idiomas, alega o CEO. Com os novos gTLDs, a web “ficará mais parecida com o mundo, e deixará de espelhar apenas um país”, afirmou, em referência aos Estados Unidos.

Desde 2005, a ICANN conduziu 45 sessões de comentários sobre o plano, a fim de receber críticas e sugestões. Graças à colaboração, ela desenvolveu diversos sistemas de proteção a marcas registradas, preocupação expressa por muitas empresas que temiam perder o controle sobre seus nomes nos novos domínios.

“Há uma boa quantidade de interessados que está esperando há muito tempo”, disse o CEO. “Não há informações diferentes das que todos já conhecem. Os tópicos são os mesmos, e foram discutidos nos últimos cinco a seis anos”.

Os registros poderão ser maiores que os tradicionais “.org”, “.com” ou “.br”. O custo para a criação deverá ficar em torno de 200 mil dólares. Em maio, a ICANN publicará a lista de candidatos, e haverá 60 dias para que o público envie críticas. Companhia terão sete meses para protestar contra os domínios, mas, caso percam, terão de arcar com o custo do processo.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) chamou a iniciativa de um “potencial desastre” para empresas e consumidores. Dan Jaffe, vice-presidente de relações governamentais na Associação Nacional dos Publicitários – um dos grupos que se opõem ao plano – acusou a ICANN de encobrir as críticas a fim de levá-lo adiante.

Beckstrom, porém, ressalta que continuarão trabalhando em uma série de assuntos, principalmente quanto à precisão do banco de dados. “O ICANN é aberto, cujos processos são guiados pela comunidade”.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2632/visualizar/