Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 05 de Agosto de 2013 às 09:03

    Imprimir


Já vimos algumas coisas bem grandes vindas de projetos de impressão 3D. Temos como exemplos um case de iPhone gigante, um hexacoptero e até mesmo uma urna do tamanho de uma sala! Mas uma réplica em tamanho real  de um carro simplesmente parece absurdo.

Ivan Sentch, um entusiasta de carros clássicos da Nova Zelândia, está construindo um. Desde dezembro do ano passado, Sentch tem trabalhado duro para montar uma réplica de plástico de um Aston Martin DB4 - modelo precursor do famoso DB5 de James Bond, feito com peças fabricadas em impressoras 3D - o que seu criador chama de "quebra-cabeça 2500-bit".

Para criar sua réplica, Sentch começou com uma moldura de madeira que ele colou por cima peças de 150 x 150 milímetros impressas. No final, o artista baseou seu modelo virtual DB4 de um desenho em 3D feito no TurboSquid, um site que fornece texturas e modelos 3D, e o cortou em seções transversais, utilizando software de modelagem 3DS Max, da Autodesk. 

Sentch planeja transplantar os pedaços mecânicos de um Nissan Skyline GTS25T para tornar o automóvel totalmente funcional.

Antes de iniciar o projeto, Sentch, um programador, se autointitulou um novato da impressão 3D. Ao longo dos últimos sete meses (ou mais), ele aprendeu sozinho como usar uma impressora 3D - o que incluiu tudo, desde aprender como manipular modelos 3D no AutoCAD, até de fato criar suas primeiras peças impressas em 3D.

Sentch disse que ele imprimiu quase 72% do carro até o momento, incluindo o capô, o porta-malas e as portas. Da aparência do possante, só falta produzir alguns paineis laterais e o painel. Ele espera fabricar as peças restantes do seu carro nos próximos dois meses usando a impressora 3D Solidoodle 2 que ele mantém funcionando dia e noite desde o Natal passado.

Mas não espere ver Sentch dirigindo por aí um carro impresso - por mais legal que isso pode ser. O artista disse à TechHive que seu modelo 3D impresso (conhecido como "plug") é apenas o "rascunho" para a futura carroceria de fibra de vidro, que vai por cima dele.

"Este tipo de projeto [réplica de carroceria] não é incomum, mas as pessoas geralmente pegam o plug para fazer o corte da espuma do CNC", explicou ele em uma entrevista por e-mail. "Disseram-me que eu posso esperar gastar entre 9,5 mil e 12 mil dólares para um plug de corte CNC - o que quase matou a ideia do projeto, mas de alguma forma eu olhei para a impressão em 3D como uma alternativa."

Em comparação, Sentch estima que os materiais necessários para imprimir uma réplica completa do carro chegou a cerca de 1.795 dólares ao todo.

Quanto estiver terminando a sua réplica 3D, Sentch diz que vai ter impresso uma superfície total de 18,5 metros quadrados, utilizando cerca de 64 bobinas de filamentos de plástico. 

Mesmo depois de completar seu plug, ele ainda tem muito trabalho pela frente antes que ele possa começar a colocar a primeira folha de fibra de vidro. Os próximos passos incluem preencher cada costura entre os painéis impressos em 3D e polir a coisa toda para um acabamento vítreo. 

Mal podemos esperar para ver o produto final, e você pode acompanhar o projeto de Sentch por meio do seu blog.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2914/visualizar/