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Informações a salvo
O que as pequenas e médias empresas podem – e devem – fazer para armazenar de forma adequada e segura os dados:
Levante a mão quem nunca ouviu o ditado “quem guarda, tem”.
Nas empresas, a frase é muito mais do que um simples conselho de avó. Se não for seguido à risca, pode trazer prejuízos que se prolongam por meses, quando não forem perdas irrecuperáveis. Para evitar situações assim, há soluções para armazenar as informações – que no jargão do setor de tecnologia é chamado apenas de storage – capazes de garantir a segurança dos dados corporativos. E engana-se quem pensa que só as grandes devem se preocupar com isso.
Antes da compra
O que analisar antes de escolher
uma solução de storage para sua empresa
• Escalabilidade – A possibilidade de expandir
a solução de storage à medida que as
necessidades cresçam, preservando o
investimento inicial.
• Proteção da informação – A empresa pode
ser pequena, mas se a informação for vital
para o negócio, é fundamental armazená-la
em dispositivo adequado e seguro.
• Consolidação da informação – Algumas
companhias optam por armazenar suas
informações em servidores, que ficam
distribuídos pelas instalações. Adotando
uma solução de armazenamento,
a empresa ganha, além da proteção de
sua informação, mais produtividade ao
manter a informação centralizada.
De acordo com João Carlos Lopes, gerente de desenvolvimento de negócios da HP, os problemas dos negócios de pequeno e médio porte são os mesmos dos grandes. “O que muda é o volume de dados. Mas todos precisam protegê-los e consolidá-los num único lugar”, afirma. Segundo a IDC, o volume vendido em equipamentos de armazenamento corporativo no Brasil somou em 2004 sete petabytes, ou seja, quase sete mil terabytes – isso equivale a quase 70 vezes os dados da Biblioteca do Congresso Americano. De 2002 para 2004, o volume dobrou e a expectativa é de que quadruplique até 2009 – espera-se que o país consuma mais de 30 petabytes.
“Os dados de uma empresa são seu maior patrimônio”, afirma o gerente de produto da Dell, Vinícius Silva. “Soluções que só eram acessíveis para grandes empresas agora podem ser adotadas pelas pequenas e médias porque foram desenvolvidos de forma modular”, completa. “Não é preciso comprar tudo de uma vez, o que pode pesar muito no orçamento. É possível fazer um planejamento e adotar os produtos de acordo com a necessidade”, engrossa o coro o diretor geral da Hitachi Data Systems, Paulo Castanheira.
Por saber que a necessidade de guardar as informações de maneira organizada e segura chega também às empresa menores, os fabricantes adequaram seus produtos e estão apostando todas as fichas no mercado SMB. A maior parte aposta em revendas, ou canais de distribuição mais bem distribuídos geograficamente, para atender a esse público de maneira mais eficaz. “As revendas sabem que o cliente não entende muito do assunto, mas sabem também que ele usa e-mail e não pode perder suas mensagens. E, caso isso aconteça, quer tudo de volta o mais rápido possível”, conta Lopes, da HP. “Essa proximidade, permite que o canal trace as soluções modulares, de olho no futuro do negócio”, completa. “As revendas trabalham como consultoras, com a função de otimizar a performance e reduzir custos”, valida Paulo Castro, da IBM. Mas como saber qual solução é a melhor para sua empresa? Para Ken-It, especialista em armazenamento de dados da Sun, “é necessário pesar a importância da informação para aí saber o tipo de ferramenta de armazenamento a ser usada”.
A HP oferece soluções que incluem consolidação de dados, backup e contingência por valores a partir de R$ 67 mil, mas é possível comprar os serviços por módulo (só um produto ou uma combinação deles). Uma solução de backup em fita de 800 GB custa R$ 15 mil. Mas existe também a possibilidade de investir em uma biblioteca automatizada, que custa entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Já a Dell tem uma opção de backup a partir de R$ 10 mil, e a versão automatizada, de R$ 20 mil. A HDS, que tem entre 130 e 150 clientes no mercado SMB, apresenta alternativas a partir de US$ 15 mil, com armazenamento em um gabinete externo com capacidade entre 500 GB e alguns terabytes. A EMC, por sua vez, investiu na arquitetura iSCSI para baratear os produtos do seu portifólio. “Atualmente, podemos oferecer soluções de armazenamento a partir de US$ 10 mil, dependendo da configuração”, diz o diretor de canais da empresa, Antônio Gomes.
Mas mesmo que os fabricantes insistam em dizer que as opções de storage hoje são acessíveis a todos os bolsos, a realidade é outra: as pequenas e médias reclamam dos preços das soluções e acabam adotando medidas paliativas, como armazenamento de dados em CDs ou DVDs.
Estudo da BridgeHead mostra que, nos Estados Unidos, as fitas são usadas por 61% das companhias e as mídias ópticas, por 22%. Os discos, que são mais vulneráveis, são usados por mais da metade das empresas. “Os fabricantes baixam os preços, mas existe um período de educação, já que os empresários não estão acostumados, muitas vezes, nem aos servidores”, completa o analista de storage da IDC, Reinaldo Roveri. “A maioria das pequenas empresas tem as informações descentralizadas e não faz backup”, avalia João Carlos Lopes, da HP. Como as informações importantes estão espalhadas, fica mais difícil a administração e a localização dos dados e, com isso, a empresa perde em produtividade. “Por incrível que pareça, muita gente não faz backup. É preciso entender que a tecnologia serve para melhorar o desempenho dos negócios”, completa.
Fornecedor Solução Preços Onde encontrar
Brocade - Só faz venda
indireta - A partir de
US$ 1,5 mil www.brocade.com
Dell - Backup do tipo
convencional
- Backup do tipo
automatizado - R$ 10 mil
- R$ 20 mi www.dell.com.br
EMC - Linha AX100
(consolidação) - A partir de
US$ 10 mil www.emc2.com.br
HDS - WMS100 (750 GB)
- AMS (26 GB) - US$ 15 mil
- US$ 20 mil ou mais www.hds.com
HP - Consolidação +
backup +
contingência - R$ 67 mil www.hp.com.br
IBM - Disco SAN DS300
- Tapes 3580 - A partir de
R$ 8 mil
- A partir de
R$ 16 mil www.ibm.com
Unitech - FastStor I (backup
que armazena até
400 GB) - US$ 5 mil www.unitech-rio.com.br
Fonte:PCWORLD
Levante a mão quem nunca ouviu o ditado “quem guarda, tem”.
Nas empresas, a frase é muito mais do que um simples conselho de avó. Se não for seguido à risca, pode trazer prejuízos que se prolongam por meses, quando não forem perdas irrecuperáveis. Para evitar situações assim, há soluções para armazenar as informações – que no jargão do setor de tecnologia é chamado apenas de storage – capazes de garantir a segurança dos dados corporativos. E engana-se quem pensa que só as grandes devem se preocupar com isso.
Antes da compra
O que analisar antes de escolher
uma solução de storage para sua empresa
• Escalabilidade – A possibilidade de expandir
a solução de storage à medida que as
necessidades cresçam, preservando o
investimento inicial.
• Proteção da informação – A empresa pode
ser pequena, mas se a informação for vital
para o negócio, é fundamental armazená-la
em dispositivo adequado e seguro.
• Consolidação da informação – Algumas
companhias optam por armazenar suas
informações em servidores, que ficam
distribuídos pelas instalações. Adotando
uma solução de armazenamento,
a empresa ganha, além da proteção de
sua informação, mais produtividade ao
manter a informação centralizada.
De acordo com João Carlos Lopes, gerente de desenvolvimento de negócios da HP, os problemas dos negócios de pequeno e médio porte são os mesmos dos grandes. “O que muda é o volume de dados. Mas todos precisam protegê-los e consolidá-los num único lugar”, afirma. Segundo a IDC, o volume vendido em equipamentos de armazenamento corporativo no Brasil somou em 2004 sete petabytes, ou seja, quase sete mil terabytes – isso equivale a quase 70 vezes os dados da Biblioteca do Congresso Americano. De 2002 para 2004, o volume dobrou e a expectativa é de que quadruplique até 2009 – espera-se que o país consuma mais de 30 petabytes.
“Os dados de uma empresa são seu maior patrimônio”, afirma o gerente de produto da Dell, Vinícius Silva. “Soluções que só eram acessíveis para grandes empresas agora podem ser adotadas pelas pequenas e médias porque foram desenvolvidos de forma modular”, completa. “Não é preciso comprar tudo de uma vez, o que pode pesar muito no orçamento. É possível fazer um planejamento e adotar os produtos de acordo com a necessidade”, engrossa o coro o diretor geral da Hitachi Data Systems, Paulo Castanheira.
Por saber que a necessidade de guardar as informações de maneira organizada e segura chega também às empresa menores, os fabricantes adequaram seus produtos e estão apostando todas as fichas no mercado SMB. A maior parte aposta em revendas, ou canais de distribuição mais bem distribuídos geograficamente, para atender a esse público de maneira mais eficaz. “As revendas sabem que o cliente não entende muito do assunto, mas sabem também que ele usa e-mail e não pode perder suas mensagens. E, caso isso aconteça, quer tudo de volta o mais rápido possível”, conta Lopes, da HP. “Essa proximidade, permite que o canal trace as soluções modulares, de olho no futuro do negócio”, completa. “As revendas trabalham como consultoras, com a função de otimizar a performance e reduzir custos”, valida Paulo Castro, da IBM. Mas como saber qual solução é a melhor para sua empresa? Para Ken-It, especialista em armazenamento de dados da Sun, “é necessário pesar a importância da informação para aí saber o tipo de ferramenta de armazenamento a ser usada”.
A HP oferece soluções que incluem consolidação de dados, backup e contingência por valores a partir de R$ 67 mil, mas é possível comprar os serviços por módulo (só um produto ou uma combinação deles). Uma solução de backup em fita de 800 GB custa R$ 15 mil. Mas existe também a possibilidade de investir em uma biblioteca automatizada, que custa entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Já a Dell tem uma opção de backup a partir de R$ 10 mil, e a versão automatizada, de R$ 20 mil. A HDS, que tem entre 130 e 150 clientes no mercado SMB, apresenta alternativas a partir de US$ 15 mil, com armazenamento em um gabinete externo com capacidade entre 500 GB e alguns terabytes. A EMC, por sua vez, investiu na arquitetura iSCSI para baratear os produtos do seu portifólio. “Atualmente, podemos oferecer soluções de armazenamento a partir de US$ 10 mil, dependendo da configuração”, diz o diretor de canais da empresa, Antônio Gomes.
Mas mesmo que os fabricantes insistam em dizer que as opções de storage hoje são acessíveis a todos os bolsos, a realidade é outra: as pequenas e médias reclamam dos preços das soluções e acabam adotando medidas paliativas, como armazenamento de dados em CDs ou DVDs.
Estudo da BridgeHead mostra que, nos Estados Unidos, as fitas são usadas por 61% das companhias e as mídias ópticas, por 22%. Os discos, que são mais vulneráveis, são usados por mais da metade das empresas. “Os fabricantes baixam os preços, mas existe um período de educação, já que os empresários não estão acostumados, muitas vezes, nem aos servidores”, completa o analista de storage da IDC, Reinaldo Roveri. “A maioria das pequenas empresas tem as informações descentralizadas e não faz backup”, avalia João Carlos Lopes, da HP. Como as informações importantes estão espalhadas, fica mais difícil a administração e a localização dos dados e, com isso, a empresa perde em produtividade. “Por incrível que pareça, muita gente não faz backup. É preciso entender que a tecnologia serve para melhorar o desempenho dos negócios”, completa.
Fornecedor Solução Preços Onde encontrar
Brocade - Só faz venda
indireta - A partir de
US$ 1,5 mil www.brocade.com
Dell - Backup do tipo
convencional
- Backup do tipo
automatizado - R$ 10 mil
- R$ 20 mi www.dell.com.br
EMC - Linha AX100
(consolidação) - A partir de
US$ 10 mil www.emc2.com.br
HDS - WMS100 (750 GB)
- AMS (26 GB) - US$ 15 mil
- US$ 20 mil ou mais www.hds.com
HP - Consolidação +
backup +
contingência - R$ 67 mil www.hp.com.br
IBM - Disco SAN DS300
- Tapes 3580 - A partir de
R$ 8 mil
- A partir de
R$ 16 mil www.ibm.com
Unitech - FastStor I (backup
que armazena até
400 GB) - US$ 5 mil www.unitech-rio.com.br
Fonte:PCWORLD
URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1199/visualizar/
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