Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 25 de Fevereiro de 2006 às 16:06
Por: escritor

    Imprimir


Depois de quase um ano em funcionamento em instituições públicas, o software Cacic - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais - já aponta os primeiros dados do parque computacional do governo federal.

Segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, órgão que gerencia o projeto, o governo já tem informações de 40 mil desktops em 50 instituições públicas. O sistema, que é instalado nos equipamentos que executam softwares de código aberto e proprietário, fornece informações detalhadas sobre a configuração de hardware e permite a organização das informações por tipo de processador e registra, por exemplo, o percentual utilizado do disco rígido, periféricos e aplicativos instalados.

Os balanços preliminares do software, no entanto, apontam que o governo ainda mantém grande dependência dos sistemas da Microsoft, e que as migrações para software livre patinam. "A cada prévia, no entanto, vemos o software livre avançando, embora a passos lentos", aponta Corinto Meffe, gerente de inovações tecnológicas da SLTI.

Na avaliação do secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Rogério Santanna, "com a base de dados o Governo poderá ter precisão sobre as atualizações de hardware e software necessárias para fazer previsões para os gastos com TI". A expectativa é que o número de máquinas cresça para 100 mil equipamentos nos próximos meses.

Interesses diversos

O Cacic foi desenvolvido em conjunto pela Dataprev e pelo Ministério do Planejamento e já recebeu contribuições de vários outros órgãos, como Serpro e Câmara dos Deputados. Há cerca de seis meses, o software foi disponibilizado para a sociedade por meio da licença GPL (General Public License). Em poucos meses após a divulgação, os gestores do sistema puderam comprovar o crescente interesse do setor privado pelo sistema.

"Sabemos que empresas como Itapemirim, Varig e Grupo Mabel, entre outras, já estão testando o sistema para realizar o mapeamento de seus sistemas", assinala Meffe. Avaliando a média mensal de instituições que iniciam o uso do Cacic, 30% são da iniciativa privada e 70% do setor público.

Segundo índices da divisão de Governo Eletrônico, só em dezembro o número de pessoas cadastradas na comunidade Cacic atingiu 3.231. O índice de crescimento médio mensal em interessados no sistema é de 25%. Meffe aponta ainda que representantes de sete países já baixaram o programa e trabalham na adaptação do código. Entre eles estão Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Argentina, Canadá, Equador e Espanha.



Fonte:COMPUTERWORLD





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1223/visualizar/