Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 03 de Março de 2006 às 16:03
Por: escritor

    Imprimir


Os telefones celulares podem perturbar os dispositivos de vôo dos aviões, confirmou um estudo feito pela Carnegie Mellon University de Pittsburgh, divulgado nesta quarta-feira (01/03).
Apesar das pressões da indústria de telefonia móvel, que reivindica um suposto progresso da tecnologia para levar a bordo os aparelhos celulares, a norma para desligá-los durante o vôo continua válida.

Os computadores portáteis ("laptops") também podem criar interrupções nas operações de pilotagem. Segundo o estudo, estão sujeitos a interferências particularmente os instrumentos de posicionamento que são usados durante a aterrissagem.

A investigação se baseou no controle de três companhias aéreas e suas respectivas emissões de rádio, e chegou à conclusão de que as interrupções podem interferir nos sistemas de navegação aérea do avião.

Os pesquisadores pediram a Administração Federal de Aviação e a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos para colaborarem na investigação sobre o efeito do uso de celulares no vôo.

A tese sobre o risco dos celulares ligados durante o vôo já foi apoiada por estudos britânicos e norte-americanos, e por especialistas internacionais entrevistados pela revista "New Scientist".

Nos Estados Unidos, as autoridades estão cogitando a proibição do uso de celulares em viagens aéreas.

Fonte:Ansa




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1261/visualizar/