Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 04 de Março de 2006 às 13:20
Por: escritor

    Imprimir


Cerca de 2.500 computadores domésticos ajudaram a decifrar uma mensagem escrita por alemães durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) --até então, seu conteúdo era desconhecido. Para isso, as pessoas envolvidas no projeto utilizaram o conceito de grid computing, "cedendo" o tempo ocioso de seus micros para que as máquinas processassem informações.

O projeto chamado M4 Project(http://www.bytereef.org/m4_project.html) tem como objetivo desvendar ainda outros dois códigos criados por uma máquina conhecida como German Enigma (enigma alemão). Enviado em 25 de novembro de 1942, o texto decodificado falava sobre a posição em que os inimigos dos alemães se encontravam.

Stefan Krah, o criador do projeto, foi o responsável por decifrar a mensagem. Criptógrafo amador e violinista, ele desenvolveu um programa para solucionar o mistério e pediu a ajuda de internautas, para que pudesse processar informações em seus computadores.

Em entrevista à BBC, ele afirmou que quis saber o conteúdo por uma questão de "curiosidade humana". Krah tomou conhecimento do mistério em 1995, quando um jornal publicou as mensagens cifradas.


Fonte:Folha Online





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1285/visualizar/