Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 06:55
Por: Birkoff

    Imprimir


Em março, foi lançada a versão beta do tão esperado Zfone, por enquanto disponível para Mac OS X e Linux. Uma versão para Windows está prevista para abril. O autor do software é o legendário Phil Zimmermann, que criou em 1991 o primeiro programa de criptografia para as massas, o PGP (Preety Good Privacy), postando seu código fonte na Usenet logo em seguida.

De acordo com a revista Wired, o Zfone, software de código aberto, gerencia os contatos criptográficos de forma invisível, além de encriptar e desencriptar chamadas de voz à medida que o tráfego deixa e entra no computador. A operação é simples e o usuário não precisa tratar com antecedência uma determinada chave de encriptação com o interlocutor, nem digitar longas senhas para fazer o programa funcionar.

O Zfone foi desenhado para trabalhar com ferramentas VoIP que utilizam o protocolo padrão SIP e foi testado com clientes como X-lite, Free World Dialup e Gizmo Project. Dentre outras funções, ele previne a possibilidade de ataques conhecidos como "man-in-the-middle" (homem no meio), em que um intruso se posiciona entre os dois conversadores, interceptando suas chaves criptográficas e redirecionando as comunicações entre eles.

O protocolo é forte o bastante para desafiar mesmo as mais sofisticadas tecnologias de quebra de código. Isto faz do Zfone o mais seguro sistema telefônico jamais usado, de acordo com o executivo chefe de tecnologia da PGP Corporation, Jon Callas, que trabalhou com Zimmermann no protocolo.

Maiores informações no site do fabricante, cujo atalho é snurl.com/on9c.




Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1421/visualizar/