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Quinta - 13 de Novembro de 2003 às 13:08
Por: pkpsh0ck

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Apesar da prisão, na última quinta-feira, de 23 pessoas envolvidas em esquemas de golpes contra clientes de bancos na Internet, a fraude online continua acontecendo. Na sexta-feira mesmo, já circulava mais um e-mail falso, desta vez fingindo ser do Banco Central do Brasil e tentando atingir clientes de vários bancos de uma vez.
O e-mail, enviado como spam para internautas brasileiros de todas as regiões, tenta incentivar os correntistas dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Real (ABN Amro Bank) a clicarem em links falsos fornecidos no texto e modificarem suas senhas de acordo com uma nova "exigência federal".

O que acontece de fato é que as vítimas não são levadas para os endereços oficiais dos bancos, mas para sites-espelhos criados para roubar senhas. O texto do spam engana as pessoas citando até mesmo uma nova lei, na verdade inexistente, que teria sido publicada no Diário Oficial. O cinismo dos golpistas chega ao máximo no seguinte trecho do spam fraudulento: "Essa nova exigência federal, associada ao nosso novo sistema, reduzirá drasticamente o número de fraudes virtuais em nosso país, onde infelizmente, a falta de legislação adequada faz com que haja uma proliferação desenfreada de ataques virtuais com o fim de roubo de senhas". Os criminosos se aproveitam dos próprios golpes que aplicam e de um possível clima de temor criado pelas fraudes na Internet para seduzir, com um tom sério, mais internautas desatentos.

O Banco Central divulgou ontem uma nota oficial alertando clientes de bancos de todo o Brasil que a instituição "jamais envia e-mails diretamente a correntistas e usuários do sistema financeiro nacional, exceto em resposta às consultas específicas solicitadas por clientes de instituições financeiras". O BC alertou que, caso alguém receba um e-mail alegando ser do banco, essa mensagem não deve ser respondida. O banco disse ainda que está tentando identificar os responsáveis pela fraude junto com a Polícia Federal.

O endereço http://130.207.140.90, usado para aplicar o golpe, já foi retirado do ar. Veja a íntegra do spam fraudulento:

Subject: Informe Banco Central do Brasil 65789 Date: Sat, 08 Nov 03 06:18:15 Hora padrão de GMT From: Gerencia To: sbarretto2

*Leia com atenção:*

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* * De acordo com as novas leis de internet banking, reproduzidas no diário oficial de 29 de agosto de 2003 (www.in.gov.br), fica expresso que todos os cadastros bancários devem ser repassados para a receita federal anualmente, com o fim de evitar que continuem ocorrendo diversos tipos de fraudes virtuais. Essa nova exigência federal, associada ao nosso novo sistema, reduzirá drasticamente o número de fraudes virtuais em nosso país, onde infelizmente, a falta de legislação adequada faz com que haja uma proliferação desenfreada de ataques virtuais com o fim de roubo de senhas.

Atendendo aos pedidos de centenas de clientes que foram vítimas de ataque virtual, criamos um novo sistema de acesso onde oferecemos sigilo, segurança e eficiência para você. Portanto para que nosso novo sistema anti-fraudes esteja 100% operacional, necessitamos que você, prezado cliente, apenas insira seus dados, como de costume, no site do seu banco: http://www.bb.com.br (link oculto: http://130.207.140.90:7010) http://www.itau.com.br (link oculto: http://130.207.140.90:7020) http://www.caixa.gov.br (link oculto: http://130.207.140.90:7030) http://www.bancoreal.com.br (link oculto: http://130.207.140.90:7040)

Atenção: recadastrando seus dados, você estará automaticamente concordando com as novas exigências do Conselho Nacional de Segurança e Privacidade Online.

Fique atento, pois os cadastros antigos estarão sujeitos a prescrição. Esperamos sua colaboração e compreensão.

Atenciosamente, Augusto de Lima Simões

Gerente Operacional - Banco Central do Brasil

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*www.bancocentral.gov.br*

Fonte: Plantão Navegue Melhor




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