Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 10:21
Por: escritor

    Imprimir


A quantidade de malwares (códigos maliciosos) criados a cada mês vem aumentando consideravelmente, sendo que na maioria das vezes eles têm as mesmas funcionalidades. Para se ter uma idéia, em janeiro deste ano foram criados 5.076 malwares, contra 5.484 em fevereiro e 7.913 em março, sendo que destes 38,8%, 59,1% e 65,8%, respectivamente, eram trojans. As conslusões são da Trend Micro, empresa especializada no mercado de antivírus corporativo e segurança de conteúdo.

Os trojans, conhecidos como softwares espiões, são programas nocivos com a finalidade de roubar informações e chegam por e-mail com algum apelo para iludir o usuário e fazer com que ele clique no link enviado e automaticamente instale a praga em seu computador. Os mais comuns são os trojans bancários, que solicitam atualizações de cadastro ou algo semelhante.

Fábio Picoli, gerente de vendas da Trend Micro para Midsize, ressalta que no passado os criadores de malwares queriam se tornar conhecidos mundialmente e ganhar o respeito entre os amigos. Para isso, eles geravam epidemias que infectavam milhares de computadores, causando um grande estrago e, assim, obtiam a fama desejada. ""A partir de 2005, foi possível observar uma mudança no comportamento desses criadores, que hoje atuam muito mais visando ganhos financeiros. Ao infectar um pequeno número de computadores, a probabilidade de serem descobertos é muito menor, por isso os ataques são cada vez mais dirigidos, focados em determinadas empresas e usuários"", observa.

Além desses tipos de malwares, a pesquisa identificou quantos eram apenas spywares: 707, 1.225 e 1.931, referentes aos três primeiros meses do ano. Abaixo estão alguns exemplos de ataques recentes que, embora de natureza diferente, foram emitidos por grupos relativamente pequenos e escritos em inglês, chinês, e até mesmo, em português:

1. TSPY_FOLIN.AP
2. TSPY_PERFLOG.L
3. TROJ_DLOADER.CLE
4. TROJ_SMALL.SY
5. TROJ_SMALL.BOO

Diante desse cenário, para se proteger, é importante que os usuários tomem alguns cuidados como não abrir documentos não solicitados recebidos por e-mail, mesmo que eles pareçam vir de pessoas conhecidas. ""Além disso, deve-se fazer uso de um anti-spyware, ferramenta essencial para evitar que programas espiões, como os trojans bancários, sejam instalados na máquina"", adverte Picoli.




Fonte: B2B Magazine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1460/visualizar/