Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 10:22
Por: escritor

    Imprimir


Os primeiros chips desenvolvidos por cientistas chineses são falsos e sua pesquisa, financiada com fundos públicos, fraudulenta, segundo um relatório governamental divulgado nesta segunda-feira (15/05) pela imprensa estatal.O caso levou à demissão do chefe da pesquisa, Chen Jin, do cargo de decano da Escola de Microeletrônica da Universidade Jiao Tong, uma das principais de Xangai.

Segundo o relatório oficial, Chen roubou a tecnologia de outras companhias para fabricar seus chips, usados para processamento digital de sinais em produtos como reprodutores de MP3 e telefones celulares.

Fontes citadas pelo jornal South China Morning Post afirmam que uma das empresas pirateadas é a Motorola. Se isso for provado, vamos reagir, disse ao jornal uma porta-voz da companhia.

Chen vai perder o financiamento que recebia do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Comissão Nacional de Reforma, além dos seus títulos e salários no Ministério da Educação, segundo a agência estatal Xinhua.

O Hanxin (chip chinês) foi anunciado oficialmente em 2003 como passo fundamental para o desenvolvimento de uma tecnologia nacional no setor.

Não é o primeiro caso de cientistas e acadêmicos chineses descobertos copiando tecnologias. Segundo os analistas, falta um sistema de punição à cópia.

O Governo anunciou que prepara regulamentos e políticas sobre avaliações científicas e tecnológicas para evitar escândalos como o das células-tronco do sul-coreano Hwang Woo-Suk.


Fonte: EFE




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1461/visualizar/