Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 14 de Novembro de 2003 às 21:56
Por: pkpsh0ck

    Imprimir


Cuidado redobrado: as tentativas de roubo de informações bancárias dos internautas na web estão ficando mais sofisticadas.Os golpistas deixaram a preguiça de lado e decidiram criar sites falsos ainda mais elaborados, totalmente idênticos às páginas oficiais dos bancos.


Os endereços verdadeiros de internet banking continuam seguros. O problema é quando o internauta acredita nas mensagens falsas que chegam por e-mail e clica no link correspondente, entrando em uma página que parece com a verdadeira - mas não é. Quando for usar o seu banco na internet por qualquer motivo, entre no endereço original.


Chegou à INFO um novo phishing scam usando o nome do Itaú que vem com aquela história de que o Banco Central estaria exigindo o recadastramento via web dos clientes com a finalidade de se criar um novo sistema anti-fraude. O próprio Banco Central já avisou que tal exigência NÃO existe.


O link oferecido leva a uma página idêntica à do Itaú Bankline (veja imagem) - os golpistas se deram ao trabalho de criar um sistema de "pescaria" mais elaborado, que não pede as senhas do internauta logo de cara.


Depois de digitar a agência e conta, o usuário é levado a uma página que traz a seguinte mensagem:


"Sr. Cliente

Para sua maior segurança estamos solicitando os seguintes dados:

1. Informe os 5 (cinco) numeros localizados na parte inferior do seu cartão logo apos os 16 numeros principais:

2. Informe a senha do cartão :

3. Clique em OK para ativar o teclado virtual."


Tudo absolutamente falso. Infelizmente, estes phishing scams estão inviabilizando a comunicação dos bancos com seus clientes por e-mail.


O Itaú não deve ser a única vítima deste novo tipo de golpe.

Se você ficar na dúvida quando entrar no site de seu banco através de um e-mail que recebeu, existe uma forma de ver se ele é verdadeiro ou não: clique com o botão direito do mouse na tela de entrada do internet banking (ou ao lado dos campos para preenchimento de agência e conta, isto varia de banco para banco) e vá ao item Propriedades.


Em Propriedades, no botão Certificados, estão listados os certificados de segurança que o banco oferece para as transações online. Nos sites falsos, quando se clica nesse botão, aparece a mensagem: "Este tipo de documento não possui um certificado de segurança". Quando existe a troca de informações banco/cliente, a instituição DEVE oferecer certificados de segurança.


Se a dúvida persistir, procure seu banco pelo atendimento telefônico. Mas nunca forneça suas senhas de bandeja para os criminosos.



Fonte:INFO Online




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/158/visualizar/