Total Security - totalsecurity.com.br
Network
Quinta - 05 de Abril de 2007 às 10:47
Por: Luiz Celso

    Imprimir


O governo militar interino da Tailândia bloqueou o acesso dos internautas do país......Depois que o Google, dono do site, recusou retirar um clipe que zomba o monarca do país.

O ministro das Comunicações, Sitthichai Pookaiyaudom, disse à Reuters que ele ordenou o bloqueio de todo o site no país depois das tentativas do ministério para a retirada do vídeo na semana passada.

Uma vez que o Google rejeitou nossos repetidos pedidos para a retirada do vídeo, nós não podemos deixar de bloquear todo o site na Tailândia, disse Sitthichai, um professor de telecomunicações que afirma ter passado a maior parte de sua vida acadêmica pesquisando aparelhos de espionagem. Quando eles decidirem retirar o vídeo, nós vamos encerrar o bloqueio, acrescentou o ministro.

O YouTube tem entre seus milhões de vídeos um clipe de 44 segundos que ridiculariza uma foto do rei Bhumibol Adulyadej, o monarca a mais tempo no poder no mundo e que é reverenciado pelos 63 milhões de tailandeses.

O usuário que enviou o vídeo, que já foi visto mais de 16 mil vezes, chama-se paddidda e tem sido duramente atacado pela maioria das pessoas que comentam o vídeo no YouTube.

O rei é a figura mais venerável do país, ele é intocável, disse Metha Sakaowrat, presidente do Clube de Imprensa da Tecnologia da Informação, que reúne repórteres de tecnologia da Tailândia.

Sitthichai informou que o YouTube afirmou a autoridades tailandesas que não considerou o vídeo ofensivo e que por isso rejeitou o pedido para a retirada da peça.

Representantes do YouTube ou do Google, que pagou 1,65 bilhão de dólares pelo site, não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

O trecho mais ofensivo aos budistas tailandeses foi uma justaposição de pés femininos, a parte mais baixa do corpo, acima da cabeça do monarca, a parte mais alta do corpo.

Criticar ou ofender a realeza é crime na Tailândia. Aqueles considerados culpados podem ser condenados a até 15 anos de prisão.

Na semana passada, um suíço foi sentenciado a 10 anos de prisão por alterar imagens do rei, em uma rara condenação de estrangeiro no país.

Oliver Rudolf Jufer, 57, recebeu uma pena de 20 anos de cadeia por cinco atos de crime contra a dignidade real. Mas o juiz do caso reduziu a pena depois de levar em consideração a admissão de culpa pelo suíço. Ele chegou a enfrentar o risco de ser condenado a um máximo de 75 anos de prisão.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1798/visualizar/