Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 08 de Agosto de 2007 às 09:41
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Pesquisa realizada por professores da Universidade da Califórnia, EUA, afirma que a batalha contra o spam teria maiores resultados se o alvo fosse os portais que utilizam as mensagens não solicitadas para vender seus produtos, e não apenas a tentativa de bloquear a chegada dos e-mails nas caixas postais.

“Se o processo de derrubar esse tipo de site foi mais rápido, o dano à indústria do spam seria bem maior”, defende Chris Fleizach, pesquisador da universidade. “Muitos que usam spam para divulgar seus produtos não têm uma boa estrutura, então atacar esses alvos poderia dar mais resultados”.

Um estudo detalhado de pesquisadores da universidade analisou a infra-estrutura de rede utilizada pelos spammers. A conclusão apontou que eles utilizam vários servidores diferentes para mandar e-mail, mas a política é diferente para a hospedagem dos sites que se beneficiam com as mensagens não solicitadas.

Na verdade, 94% do tempo, toda a estratégia criminosa pode ser resumida em apenas um servidor Web. “Vários esquemas estão hospedados em um mesmo endereço IP, o que possibilita um bloqueio simples, colocando o IP em uma lista negra ou filtrando o endereço”, diz o relatório.

Os pesquisadores monitoraram mais de 1 milhão de spams em um período de uma semana, analisando mais de 36 mil endereços web. Usando técnicas de analise de dados, eles conseguiram identificar 2.334 campanhas de spam hospedadas em 7.029 computadores. Ao todo, 40% dos portais de spammers estavam sendo usados para várias ‘campanhas’, o que indica que as máquinas foram alugadas para mais de um spammer.



Fonte: COMPUTERWORLD




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/1964/visualizar/