Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Segunda - 12 de Novembro de 2007 às 12:00
Por: Luiz Celso

    Imprimir


Os programas espiões representam uma séria ameaça à segurança dos computadores. Para combatê-los, há dezenas de produtos que prometem manter o computador longe de pragas virtuais. Uma boa opção gratuita disponível é o Spyware Terminator 2.0.

Trata-se de um pacote ambicioso, que propõe proteção completa contra spyware, tanto no modo em tempo real como instrumento para fazer varredura em PC infestado. Seu nível de proteção inclui monitorar acesso a sites e detecção de tentativas de instalação de programas maliciosos.

Os usuários contam com o recurso de varredura do PC, que pode ser “rápida” ou “profunda”. Recomenda-se fazer a segunda opção em PCs suspeitos, que não têm sistemas eficazes de proteção instalados, e a varredura rápida diariamente. Estas podem ser programadas para serem feitas automaticamente no horário da preferência do usuário. No final da varredura, o sistema exibe as ameaças encontradas e oferece a opção para removê-las.

Em nosso teste, preparamos uma “bomba de spyware” contra o PC, infectando uma máquina com Windows XP sem proteção. Rodamos uma centena de programas maliciosos, links de phishing da Internet, uso de arquivos baixados em programas P2P, navegação em sites “perigosos”, tudo isso para preparar o PC para o teste.

O Spyware Terminator realizou a varredura em 27 minutos e localizou 387 arquivos críticos que faziam parte de 29 ameaças catalogadas, incluindo suas variações. O programa nos orientou a fazer um reboot e uma nova varredura. Foi feita uma nova checagem rápida (sem ameaças) e uma profunda que achou mais um arquivo crítico e uma ameaça (um cavalo de tróia).

Para compará-lo, usamos na mesma máquina (devidamente restaurada) o software anti-spyware que foi escolhido como o melhor na última avaliação feita pela PC WORLD, o Spyware Doctor 5.0 (US$ 30). Este executou a sua varredura profunda em 52 minutos e localizou as mesmas 29 ameaças críticas. Não exigiu uma varredura extra, como fizera o Spyware Terminator. Ambos chegaram ao mesmo lugar.

O Terminator foi mais rápido, mas exigiu duas interações, se comparado ao Doctor. Comparamos também com o Spybot, que já foi o preferido entre os gratuitos. Desapontamento. O Spybot só identificou 191 arquivos críticos e 14 ameaças. O Terminator é gratuito, mas está em outro nível, bem acima do Spybot.

O Spyware Terminator 2.0 está disponível em 13 idiomas, entre eles o português (de Portugal) e outras línguas como turco ou húngaro. De forma esperta, o programa usa alguns recursos do próprio Windows como Restauração do Sistema para salvaguardar
o estado da máquina antes de aplicar as correções e remoção das ameaças.

Um recurso interessante disponível é o HIPS que monta um banco de dados de programas instalados em seu PC e seus respectivos arquivos associados. Se após ativado este recurso algum programa tentar se instalar no PC sem que você saiba, o usuário será avisado. É uma proteção proativa que ajuda a prevenir a entrada de ameaças ainda desconhecidas pelo programa.

De maneira geral, o Spyware Terminator mostrou ser uma solução muito boa, principalmente se levarmos em conta que ela é gratuita.


Fonte: PC WORLD




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2076/visualizar/