Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 19 de Novembro de 2007 às 10:42
Por: Luiz Celso

    Imprimir


As tecnologias wireless são uma das áreas mais “quentes” para as instituições acadêmicas que pesquisam maneiras de tornar as redes mais velozes, acessíveis e eficientes em termos de uso de energia. Vamos dar um giro rápido por alguns dos projetos mais curiosos em andamento em universidades e laboratórios dos Estados Unidos .

1) Um caminho melhor para rede wireless municipal
A fusão de alguns projetos WiFi municipais importantes fez a indústria se perguntar qual seria a alternativa para disseminar o acesso wireless nas cidades. Pesquisadores da Universidade de Cambridge no Reino Unido e do MIT dizem que o segredo do sucesso talvez seja explorar a densa rede de pontos de acesso WiFi que já proliferam em muitas cidades.

No relatório “Architecting Citywide Ubiquitous WiFi Access”, os pesquisadores lançam a idéia de convencer hotspots WiFi atuais e futuros a permitir o acesso de guests legítimos cujo tráfego seria direcionado com segurança através da rede e sem impactar o host com qualquer responsabilidade por ele. “Oferecemos isso como alternativa economicamente viável a investir milhões em nova infra-estrutura”, escrevem os pesquisadores.

“Argumentamos que o acesso WiFi onipresente na cidade pode ser arquitetado a um custo quase zero porque a infra-estrutura de rede já existe: a maioria dos moradores da cidade tem uma conexão banda larga e um ponto de acesso WiFi pessoal em casa”, segundo o relatório. Os pesquisadores propõem a criação de uma cooperativa de pontos de acesso WiFi confiáveis que possa incluir a implementação de gateways e servidores para garantir a segurança.

2) Tratamento distinto para redes wireless e wired
O debate em torno de adotar uma rede wired ou wireless continua acirrado (Veja Wireless LANs vs. Wired LANs: One of Networking"s 50 Greatest Arguments), mas um debate talvez menos conhecido é usar tecnologias de rede wired antiquadas para suportar redes wireless versus sugerir arquiteturas novas especialmente adequadas para wireless.

Sachin Katti e Dina Katabi, pesquisadores do MIT, apóiam a última opção em uma pesquisa apresentada no estudo “MIXIT: The Network Meets the Wireless Channel”, divulgado em setembro.

Os pesquisadores alegam que esta abordagem pode quadruplicar o ritmo de transferência em comparação a esquema Os pesquisadores alegam que esta abordagem pode quadruplicar o ritmo de transferência em comparação a esquemas de roteamento estado da arte oportunistas, que estão sujeitos a descartar pacotes inteiros se alguns bits estiverem impróprios.

Eles dizem que estes esquemas de roteamento oportunistas funcionam bem em redes wired, mas não em redes wireless. “O MIXIT aumenta o rendimento da rede ao capitalizar as características inerentes ao meio wireless. Ele abraça a transmissão wireless e explora as diversidades de espaço e tempo”, afirma o estudo.

3) Em busca de redes de sensores com uso eficiente de energia
Um trio de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sustenta que existe beleza no adiamento – assim como nas redes de sensores que demoram o máximo possível para enviar dados de volta ao programa ou à pessoa que precisa ter acesso a eles. Mas a demora não agradará aos usuários de todas as redes de sensores, como as que se apóiam em protocolos “polled” e “schedule”.

No estudo “Procrastination Might Lead to a Longer and More Useful Life”, os pesquisadores admitem que foi dada muita atenção a fazer com que as redes de sensores wireless apresentem uso mais eficiente de energia através de sistemas operacionais, storage e comunicação aprimorados.

A pesquisa enfoca maneiras de reduzir os custos de sincronização e explorar batching de dados, bem como a compressão, sem afetar adversamente os usuários de sistemas. Eles acham que o retardo na comunicação oferece benefícios, mas também descobriram desafios – por exemplo, estabelecer esquemas de roteamento on the fly quando os sensores são ativados.

4) Plano wireless versátil do DARPA para o campo de batalha
Um novo projeto do Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos está tentando usar pesquisa wireless de ponta para criar uma rede tática de rádio capaz de se adaptar para manter os soldados interconectados no campo de batalha.

O projeto WAND (Wireless Adaptive Network Development) vai explorar componentes de rádio comerciais ao invés de componentes personalizados e usar uma variedade de técnicas e algoritmos de software, que já alcançaram um estágio de amadurecimento. Estes rádios tamanho walkie-talkie de 500 dólares vão formar redes peer-to-peer de larga escala que podem mudar de freqüência, evitar interferência e lidar com uma variedade de eventos que hoje interrompem totalmente a comunicação wireless.

O WAND é uma tentativa de criar rádios de baixo custo com software de rede inteligente que oferece vários recursos para tornar a comunicação no campo de batalha mais disseminada, eficiente e confiável.

5) Arquitetura de segurança para equipes de resgate
Pesquisadores da Universidade de Princeton dizem que descobriram uma nova maneira de transmitir informação crucial com segurança para equipes de resgate em situações como desastres naturais e ataques terroristas.

A nova arquitetura suporta o que a professora de engenharia elétrica da Princeton, Ruby Lee, chama de “confiança temporária” – isto é, a capacidade de trocar dados confidenciais, como a planta baixa de um prédio ou registros médicos, com segurança conforme a necessidade.

O relatório “Hardware-rooted Trust for Secure Key Management and Transient Trust” foi escrito por Lee, ex-arquiteta de computador da HP e atual chefe do Princeton Architecture Lab for Multimedia and Security --PALMS), e Jeffrey Dwoskin, aluno de pós-graduação.

O estudo ensina a equipar dispositivos usados pela equipe de resgate, como os handhelds, com elementos batizados de “device root key” e “storage root hash” para habilitar acesso temporário a informação.



Fonte: COMPUTERWORLD




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2083/visualizar/