Responsáveis pelo site Pirate Bay são condenados
Fredrik Neij, Peter Sunde e Carl Lundström já tinham sido condenados, em abril de 2009, a um ano de prisão, mas recorreram. No novo veredito, a Justiça da Suécia concordou em reduzir suas penas para dez, oito e quatro meses, respectivamente, mas a multa que devem pagar foi elevada de 30 milhões de coroas suecas (4,2 milhões de dólares) para 46 milhões (6,5 milhões de dólares).
O Pirate Bay é um dos sites mais usados pelos usuários em busca de conteúdo para baixar em seus programas de torrent. Os advogados de defesa dos réus alegaram que o portal apenas aceita os links enviados pelos internautas, mas não hospeda os filmes, músicas ou games citados, que, na realidade, estão apenas nas máquinas daqueles que concordaram em compartilhá-los.
A indústria do entretenimento, porém, enxerga o tema de outra forma. Desde o ano passado, ela vem tentando fazer com que os provedores de diversos países bloqueiem o acesso de seus clientes ao portal. No entanto, até agora, apenas as companhias na Dinamarca foram obrigadas a fazê-lo.
Ainda que os acusados afirmem que não estão mais por trás do Pirate Bay, o site continua ativo e muito popular – é o 95º mais visitado no mundo, de acordo com o ranking Alexa - tendo 4,8 milhões de usuários cadastrados. Contando com 3,2 milhões de arquivos torrent listados, os mais baixados, atualmente, são os filmes Meu Malvado Favorito e A Origem, e o game Call os Dutty: Black Duty: Black Ops.
Comentários