Total Security - totalsecurity.com.br
Tecnologia
Segunda - 29 de Novembro de 2010 às 10:48

    Imprimir


 O instituto de pesquisa Institute of Microelectronics (IME), de Cingapura, anunciou  que está desenvolvendo chips de alta velocidade capazes de transmitir dados em uma velocidade até 100 vezes superior as encontradas hoje em redes Wi-Fi. 

Em comunicado, os pesquisadores do grupo disseram que "o novo sistema de comunicação de ondas milimétricas poder permitir o download de três filmes no formato Blu-ray (cada um com 25 GB de capacidade) em até um minuto via wireless. 

"Nossos estudos estão explorando as altas freqüências de rádio para desenvolver futuros produtos de comunicação sem fio em alta velocidade", comentaram. Os pesquisadores acreditam que a tecnologia abrirá espaço para uma infinidade de dispositivos móveis e aplicações voltadas o entretenimento. Além de erradicar o excesso de cabos.

Dois anos de desenvolvimento

Para diretor executivo do IME, professor Dim Kwong-Lee, os dois anos de intensa investigação foram úteis, principalmente, pela possível baixa nos custos desta tecnologia: "Desenvolvemos uma infraestrutura importante para receptores e transmissores baseados em ondas milimétricas e plataformas terahertz, permitindo que chips sejam produzidos de forma rentável", analisou ele.

 

"Até pouco tempo, as frequencias de ondas milimétricas estavam limitadas a áreas específicas como aplicações militares e espaciais, devido ao uso de materiais caros, como de elementos do grupo III-V, tal como arsenieto de gálio", de acordo com Kwong-Lee.

De acordo com o IME, atualmente, a velocidade na qual os dados sem fios podem ser transferidos é essencialmente limitada. Com as redes Wi-Fi alcançando velocidades máximas de gigahertz.

O IME integra o Conselho de Pesquisa, Engenharia e Ciência da Agency for Science, Technology and Research (A*STAR), e seu intuito é ser uma ponte entre o meio acadêmico e a indústria.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2280/visualizar/