Total Security - totalsecurity.com.br
Ferramentas
Terça - 25 de Janeiro de 2011 às 14:00
Por: Preston Gralla

    Imprimir


A popularidade do browser da Google, o Chrome, aumenta a cada mês. Seu sucesso é fruto de uma interface limpa e da navegação descomplicada oferecida pelo navegador. Outro motivo de apreço do Chrome é a diversidade de extensões disponíveis que capacitam o navegador a dar conta de tarefas de toda a sorte.

Com tantas extensões diferentes disponíveis, vale a pena pensar quais serão úteis para cada usuário. Para ajuda-lo a escolher, separamos dez que ganhariam facilmente um lugar em nossa lista de favoritos.

Elas permitem realizar uma série de tarefas, como acelerar a navegação, verificar as caixas de entrada do Gmail e consultar o Google Calendar e até salvar vídeos e gráficos por toda a web.

Google Calendar, Gmail e buscas
O Chrome pertence à família Google, então não é surpresa que ele seja altamente integrável ao resto de serviços oferecidos pela empresa comandada por Eric Schmidt, quer dizer, por Larry Page.

Qualquer usuário que use o Google Calendar vai tirar proveito máximo se instalar a extensão Google Calendar Extension para esse serviço. Ao clicar no ícone da extensão, o usuário verá o status do seu calendário no Google; completinho, com todos os eventos.

Se quiser, poderá alterar os compromissos e adicionar novas reuniões ou lembretes. Também é bacana por deixar o usuário optar por qual dos diversos calendários deseja visualizar.

Ainda na família de serviços da Google, apresento oGoogle Mail Checker Plus. A extensão avisa o usuário quando uma nova mensagem chega a caixa de entrada (Gmail somente).

Outra extensão voltada a serviços de email é oMailbrowser. Esse concentra-se predominantemente em contatos e em arquivos anexos às mensagens. Basta clicar em seu ícone, localizado onde tradicionalmente ficam as extensões do Chrome, e uma lista com todos os contatos é exibida.

Ao selecionar uma delas, o usuário vê as informações daquele contato, incluindo o local de trabalho. Também é exibida uma relação com todas as mensagens que foram trocadas entre você e esse contato, além dos anexos enviados e recebidos.

Navegação
Existem muitas extensões que auxiliam na navegação com o Chrome; entre essas está o GleeBox. Ela permite que o internauta opere o browser usando o teclado no lugar do mouse (muito útil ao usar Netbooks e seus trackpads minúsculos).

Ao instalar o Glee Box, o internauta poderá, por exemplo, realizar o scroll e selecionar campos de texto a partir do teclado.

As opções não param aí. Uma extensão para auxiliar o internauta a encontrar o texto correspondente em uma página resultante das buscas no Google, no Bing, no Ask ou em outro buscador é o Google Quick Scroll . Basta abrir o link do resultado de buscas e o Quick Scroll se abre em uma janela que lembra um popup no canto inferior direito da URL e exibe onde, naquela página, está o texto procurado na busca.

Se o usuário clicar na janela do Quick Scroll, será levado até o ponto em que aparece o conteúdo pesquisado.

Internet Explorer
Não raramente, usuários do Chrome ficam chateados pelo fato de determinadas páginas serem escritas para o navegador da Microsoft, Internet Explorer. Esse conteúdo pode aparecer distorcido no Chrome, e para dar conta dessa incompatibilidade, existe a extensãoIE Tab for Chrome. Basta encontrar uma dessas páginas feitas para o IE e clicar na extensão. Uma nova guia será aberta e exibirá o conteúdo exatamente como foi planejado para ser visto em navegadores IE.

PDF e PowerPoint
Para quem acha sofrível visualizar o conteúdo de arquivos .pdf e .ppt (Adobe e PowerPoint, respectivamente), no browser, a Google desenvolveu a extensão PDF/PowerPoint Viewer. Com base nesse app, os arquivos dessas extensões são abertos em um visualizador próprio. O aplicativo também oferece a opção de salvar os arquivos em uma pasta do Google Docs.

Mais opções
Também separamos uma “turma” de extensões que ajudam a completar uma variedade de tarefas. Começamos com o Forecatsfox Weather, que coloca informações sobre o clima ao alcance do mouse.

Com base em ícones sobre os quais basta passar com o mouse, são exibidas informações sobre o clima no formato “Leve chuva, 18ºC”. Basta clicar nessa informação para ter uma previsão acerca do tempo naquela região para os próximos sete dias.

As informações são providenciadas pela Accuweather. Se o usuário quiser, poderá ir ao site da Accuweather bastando clicar na janela.

Precisa fazer aquela pesquisa rápida e rasteira? Experimente o Fastest Chrome. A extensão vai direto ao Wikipedia e colhe as informações básicas sobre o assunto e as exibe em uma janela própria. As funcionalidades do Fastest Chrome podem, ainda, ser verificadas em buscas no Chrome.

Mas usar o Fastest Chrome pode induzir o usuário a cometer erros. Então sugiro que experimente o Apture Highlights. Com base nele, basta selecionar um termo em um texto e clicar no ícone da extensão que abrirá uma janela com resultados de vídeo, de imagens e links referentes à palavra selecionada. Viu as informações e deseja fechar a janela? Simples. Clique no X e pronto.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2383/visualizar/