Empresas não têm plano em caso de desastre ou roubo de dados
De acodo com pesquisa encomendada pela Symantec e realizada pela Applied Research, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) não consideram prioridade a preparação contra desastres até realmente passar por situações de acidente ou roubo de informações.
Intitulado SMB Disaster Preparedness Survey, oestudo revela “que a falta de preparação pode forçar as PMEs a encerrarem as atividades". Até porque, a interrupção do serviço custa “milhares de dólares”.
“As PMEs ainda não reconheceram o impacto que um desastre pode ter nos negócios”, avalia Bernard Laroche, Senior Director de SMB Product Marketing da Symantec. “Os desastres acontecem e as PME não podem correr o risco de perder as informações da empresa ou dos clientes. Um simples planejamento permite a proteção dos dados, ação que também pode ajudá-las a reforçar a relação de confiança com os clientes.”
O levantamento revela ainda que metade dos entrevistados não tem um plano implementado e 41% disseram nunca ter imaginado um. Além disso, 40% afirmaram não considerar prioritária a preparação contra desastres. Menos da metade faz backups dos dados semanalmente, ou com maior frequência, e apenas 23% o faz diariamente.
No último ano, diz o levantamento, as principais causas de interrupção foram cibercrimes, falhas de energia e desastres naturais. Só depois de sofrerem interrupção de serviço ou perda de dados é que metade das PMEs adotou planos de preparação contra desastres.
O levantamento foi realizado em 23 países na América do Norte, América Latina, Europa, Médio Oriente e África e região Ásia-Pacífico, entre outubro e novembro de 2010, com profissionais de TI de pequenas e médias empresas.
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