Operadora anuncia rede que alcança taxas de 1 Gbps
A tecnologia LTE - sigla para Long Term Evolution - é considerada a evolução da atual rede 3G. Na opinião de especialistas, ela é o último passo para a completa disponibilização do futuro da conexão móvel: o 4G. A operadora de telefonia japonesa NTT DoCoMo quer ir além, e anunciou que iniciará testes em um novo formato de transferência de dados que permitirá alcançar taxas de 1 Gbps para download e de 200 Mbps para upload.
A LTE Advanced (como foi apelidada a nova tecnologia) funciona virtualmente. A empresa japonesa parte agora para experimentos nas redes reais de comunicação. "A licença que recebemos do governo permite a instalação de equipamentos para testes", informou a operadora em comunicado oficial.
Para não perder tempo e tentar tornar seu produto o padrão para o 4G, a NTT DoCoMo já disponibilizou resultados preliminares do protocolo em teste para a União Internacional de Telecomunicações.
Esta mesma empresa já oferta redes LTE para cerca de 5 mil usuários japoneses. Nesta versão, os usuários chegam a atingir até 37,5 Mbps para baixar dados. A operadora pretende investir mais US$ 1,2 bilhão para ampliar sua cobertura no país.
Comentários