Total Security - totalsecurity.com.br
Tecnologia
Segunda - 18 de Abril de 2011 às 09:36

    Imprimir


A Toshiba criou um tipo de disco rígido auto-criptografado (SED) que consegue apagar automaticamente seus dados quando removido de um computador.

Disponível em capacidades de até 640GB, o novo HD possui o singelo nome "MKxx61GSYG" e melhora as capacidades de um disco com nome idêntico lançado no último mês de novembro, inaugurando a linha de discos da empresa que seguem a especificação Opal SSC, do Trusted Computing Group.

Essa versão atualizada adiciona recursos ao produto, incluindo a habilidade de fazer com que partes de ou todo o disco "apague seus dados" por criptografia se o HD detectar que não está operando em um computador específico.

De acordo com a Toshiba, essa ferramenta é útil para terminais pontos de venda (POS) assim como alguns notebooks, para evitar que dados do disco sejam acessados quando ele está no final de sua vida útil ou sendo reabastecido.

A companhia também está colocando o case desse tipo de drive em aplicações de nicho como impressoras multiuso que processam e armazenam imagens de faxes e documentos impressos. No entanto, não há dúvidas de que a tecnologia pode introduzir um movimento para drives desenvolvidos que destroem dados quando retirados de computadores ou aparelhos conectados a eles.

Os dados também podem ser configurados para serem apagados a partir de seções do disco baseados em comandos remotos.

“Apesar de as pessoas estarem levando a questão de segurança a sério, a compreensão de criptografia de disco é muito pequena”, admitiu o gerente de suporte técnico da Toshiba, Tim Wright.

Um passo essencial para mudar isso seria facilitar o uso do equipamento e isso significa automatizar o máximo possível de funções de segurança no modo do novo disco.

“Isso é fácil de usar. Basta colocá-lo e esquecer”, disse Wright. Até o momento, a Toshiba não anunciou os preços do disco, mas fabricantes de equipamentos devem recebê-lo ainda neste trimestre para integração com seus produtos.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2494/visualizar/