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Sexta - 14 de Outubro de 2011 às 09:33

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O Terra reduziu em 80% o tempo de entrega de seus relatórios de audiência, passou a interpretar melhor o tráfego online e ter dados mais precisos para apoiar as equipes que tomam decisão. Esses são alguns dos ganhos obtidos pela companhia após a implantação da ferramenta de web analytics fornecida pela Omniture, unidade de marketing on-line da Adobe, que considerou a aplicação um case na América Latina.

A ferramenta implementada foi a Adobe Online Marketing Suite, escolhida no ano passado para aprimorar os seus relatórios de audiência. O projeto faz parte de um investimento de 7 milhões de dólares que serão aplicados pela companhia para fornecer análises mais completas e acompanhar em tempo quase real o comportamento de seus usuários.

O diretor de inteligência de mercado do Terra, Marcelo Coutinho, conta que até então o portal vinha adotando ferramentas desenvolvidas internamente, mas que havia a necessidade de um sistema mais sofisticado para gerenciar os grande volume de dados com mais eficiência. “O objetivo era ter uma visão mais precisa do tráfego do portal e gerar relatórios mais completos”, diz o executivo, ex-consultor do Ibope, contratado no ano passado para conduzir o novo departamento de Market Intelligence, criado para mapear tendências do internauta latino-americano, de forma a municiar agências, anunciantes e profissionais do setor digital.

Com a tecnologia de web analytics da Omniture, Coutinho explica que o Terra passou a cruzar os dados com informações de pesquisas e de monitoramento, apoiando as equipes que tomam decisão, como anunciantes, departamento comercial, financeiro e de conteúdo editorial.

Entre os 600 funcionários do Terra, 400 estão se apoiando no novo sistema para extrair, analisar e informações. Todos foram treinados para entender corretamente as informações sobre audiência. “Com dados nas mãos, eles podem interpretá-los da forma adequada aos negócios e agir mais rapidamente”, informa Coutinho.

Comportamento dos usuários

O executivo avalia que uma das boas surpresas é que as pessoas adquiriram o hábito de discutir ações em cima dos dados de audiência. A área de conteúdo passou a direcionar melhor as reportagens, principalmente para as plataformas móveis, que cresceu 200% nos últimos seis meses. Como os usuários de smartphones e tablets são completamente diferentes dos de PC, Coutinho destaca a necessidade de entendimento correto do comportamento desses consumidores.

Com o projeto, do portal começa a se preparar para o mundo do chamado “Big Data”, descrito em um relatório recente da consultoria McKinsey como “a base para inovação e crescimento da produtividade nos próximos anos”. A próxima fase prevê a combinação dos dados de comportamento digital com avaliações qualitativas das opiniões dos usuários. 

“Como fizemos na Copa do Mundo e nas eleições presidenciais, estamos aproveitando a audiência do portal – mais de 70 milhões de usuários em toda América Latina – para realizar avaliações sobre a utilização dos meios digitais nas diversas etapas do processo de compra e imagem de marca para nossos principais anunciantes”, destaca Coutinho.





Fonte: IDGNOW

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