Bahia terá nova secretaria para setor tecnológico
A nova secretaria tem a finalidade de executar as funções de coordenação, direção, formulação e implantação da política estadual do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. As informações são da própria Secti, que tem funcionado desde o início de 2003 como secretaria extraordinária.
A secretaria dispõe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) como entidade de administração indireta, que atua por meio do financiamento de projetos de pesquisa, da concessão de bolsas, da melhoria da base laboratorial e do apoio a eventos ligados a ciência, tecnologia e inovação (C, T&I).
Com uma pasta exclusiva na área, a Bahia passa contar uma política pública de CT&I com quatro eixos temáticos: fortalecimento da base científica; tecnologia para desenvolvimento produtivo e empresarial; pesquisa e tecnologia para as áreas sociais e ambientais; e tecnologia da informação.
De acordo com a Secti, esses eixos "devem atuar no sentido de romper com o passado e criar as bases para a competitividade e um desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, social, econômica, espacial, cultural e inovacional".
Comentários