Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Segunda - 11 de Março de 2013 às 09:04

    Imprimir


A derrubada do site de compartilhamento de arquivos Megaupload causou um aumento nas vendas digitais e aluguel de filmes, de acordo com um estudo feito por dois pesquisadores dos EUA.

O fim do site levou ao aumento de 7 a 10% nas vendas digitais, e de 4 a 7% em alugueis digitais por unidade - tudo isso durante o um ano e meio depois do encerramento (em comparação com o período em que o site ainda estava em funcionamento), para ambos os estúdios analisados, segundo o relatório.

Os ganhos em vendas e alugueis após o fechamento foram maiores em países que tiveram uma maior penetração dos serviços do Megaupload. "Grande parte da correlação positiva entre a variação das vendas pós e pré-fechamento do Megaupload é impulsionada pela França, Espanha, Bélgica e México", escreveram os pesquisadores.

"Assim, nossos resultados mostram que o fechamento de um grande site de pirataria pode aumentar as vendas de mídia digital, por extensão, nós conseguimos evidências de que a pirataria de filmes na Internet atinge diretamente as vendas de filmes digitais", escreveram os pesquisadores Brett Danaher, professor assistente de economia da Universidade de Wellesley, e Michael D. Smith, professor de tecnologia da informação e marketing na Universidade Carnegie Mellon.

No entanto, os pesquisadores alertaram que o aumento nas vendas legais podem não ter relação direta com o fechamento do Megaupload, mas sim com as medidas tomadas por serviços de armazenamento e outros por conta da repercussão que foi gerada com o caso.

Kim Dotcom e outros três diretores do Megaupload foram acusados em 2012 por pirataria,violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2861/visualizar/