Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Terça - 23 de Abril de 2013 às 08:32

    Imprimir


O grupo hacker Anonymous convocou websites para realizarem um "apagão" na Internet nessa segunda-feira (22), em protesto contra a legislação americana que pode permitir a empresas online e agências do governo compartilharem mais facilmente informações pessoais.

No entanto, o movimento contra o Cyber Intelligence Sharing and Protection Act (popularmente chamado de CISPA), parece ter baixa adesão. Contas relacionadas ao grupo convocaram para a ação no Twitter usando a hashtag #CISPABlackout, e alguns poucos sites bloquearam seu acesso - incluindo a popular categoria "Funny" no Reddit.

O CISPA tem como objetivo promover uma melhor troca de informações durante ciberataques ativos. O projeto de lei permite que as agências de inteligência dos Estados Unidos compartilhem dados sigilosos sobre ameaças cibernéticas com empresas privadas - algo que atualmente é proibido. Ele também protege as empresas que voluntariamente compartilham informações sobre ameaças cibernéticas com outras empresas ou com o governo de ações judiciais de privacidade feitas por usuários.

Os críticos dizem que a lei permitiria às empresas privadas compartilhar uma ampla gama de dados de clientes com outras companhias e com o governo. Os defensores da privacidade também apontaram que não é necessário que tais empresas entreguem dados desnecessários do cliente. 

O projeto de lei foi aprovado na semana passada nos EUA pela Câmara dos Deputados, embora ainda deva ser aprovado pelo Senado, e os assessores do presidente Barack Obama prometeram um veto. "É o equivalente online de permitir que um policial entre em sua casa e começe a vasculhar seus arquivos pessoais sem a permissão de um tribunal", diz a mensagem do Anonymous.

O CISPA tem sido associado ao Stop Piracy Act Online (SOPA), um projeto de lei apresentado para combater a violação de direitos autorais em janeiro de 2012. 

Sites importantes, incluindo o Reddit e a versão em Inglês do Wikipedia pararam de funcionar em protestar ao SOPA, como muitos outros, expressando a sua oposição. O projeto acabou por ser abandonado.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/2881/visualizar/