Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Terça - 18 de Fevereiro de 2014 às 09:00
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


Um grupo de dez jovens - incluindo dois brasileiros - moradores do País de Gales ajudou a Nasa (agência espacial americana) a melhorar e ampliar um aplicativo sobre ciência e astronomia (spaceplace.nasa.gov), dedicado sobretudo ao público infanto-juvenil.

A paranaense Samanta Tomczack, de 19 anos, e o paulista Rafael Gonçalves, de 16 - que há cerca de uma década vivem com suas respectivas famílias no País de Gales -, passaram dois meses testando, de forma voluntária, a linguagem e o conteúdo do aplicativo Space Place, no início de 2013, junto com outros jovens de origem polonesa, nepalesa, italiana e nigeriana que moram no sul galês.

Segundo a Nasa, os testes, feitos à distância, ajudaram a "adicionar material ao aplicativo, a mostrar pontos fortes e fracos" e a desenvolver uma versão para Android do app (que antes só estava disponível para aparelhos Apple), recém-lançada.

Em troca, eles ganharam um certificado de agradecimento - e uma experiência que consideram importante para seu futuro profissional.

Interatividade

"Sempre gostei de tecnologia e (o projeto) me ajudou a gostar mais. Vai ser um diferencial para mim", diz Rafael, que faz no momento uma espécie de curso técnico em matemática e computação. "Demos nossas opiniões sobre o aplicativo, que tinha alguns defeitos, e sugerimos uma versão para Android."

Já Samanta se interessou mais pela "parte interativa" do aplicativo, que tem vídeos, atividades e jogos relacionados, por exemplo, ao Sol, ao espaço e ao Sistema Solar.

"Meu interesse é estudar jornalismo, (por isso) minhas sugestões foram mais quanto à questão social do app, como deixar sua interatividade mais fácil para crianças", conta à BBC Brasil.

A intermediação dos jovens com a Nasa é feita por um projeto, gerido pelo governo galês, cujo principal objetivo é preparar jovens de origem imigrante para o mercado de trabalho local.

Segundo o português Mirco Cordeiro, responsável pelo projeto, a meta é "fazer com que os jovens sejam mais motivados e ambiciosos".

"Eles foram selecionados em uma área de carências sociais do País de Gales, onde existe a visão de que os jovens são muito apáticos", afirma Cordeio à BBC Brasil. "O que eu queria era mostrar que, quando há boas oportunidades e apoio, os jovens brilham. Cabe à sociedade encorajá-los."

Nancy Leon, coordenadora do aplicativo na Nasa, disse que o Space Place atrai cerca de 2 milhões de visitantes únicos por ano. Em vídeo de agradecimento aos jovens voluntários, ela disse que os testes ajudaram a "mostrar pontos fortes e fracos do aplicativo" e no esforço de criar material que desperte o interesse de crianças e adultos à ciência.





Fonte: UOL Tecnologia

Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/3100/visualizar/