Microsoft restringe atualizações de segurança para o IE11
Sem aviso prévio, a Microsoft deixou de liberar atualizações de segurança para o Internet Explorer 11 (IE11) em PCs domésticos e de pequenas empresas equipados com Windows 7, e que não tenham recebido uma atualização para o browser disponibilizada em Abril. Usuários corporativos também poderão passar pelo mesmo a partir de 12 de Agosto. As razões são pouco claras, mas têm antecedentes
A restrição é parecida com a ocorrida com o Windows 8.1, quando a Microsoft vinculou a liberação de atualizações de segurança do Windows apenas para usuários que fizessem a atualização para o Windows 8.1 Update, disponibilizado em 10 de Junho. No caso do Windows 7, a exigência afeta apenas o IE11, o mais novo browser da Microsoft, e não o sistema operacional.
Os usuários que não instalaram a atualização de segurança do IE para o Windows 7, liberada em 8 de Abril ‒ identificada como MS14-018 ‒ e que contam com o sistema Windows Update para descarregar e instalar as correções, não vão receber qualquer futura atualização de segurança até o MS14-018 ser instalado.
A instalação da atualização MS14-018 precisa ser feita de forma manual.
Para as empresas com Windows 8.1 foi concedida uma extensão de três meses a partir do fim do prazo estipulado para a adoção do Windows Update 8.1, depois de terem protestado sobre o prazo inicial de cinco semanas para o fazer a atualização. A mesma extensão foi dada a grandes corporações usuárias do IE11 no Windows 7.
Esta será a primeira vez que a Microsoft restringe seletivamente o acesso à correções no IE enquanto continua a fornecer atualizações para o sistema operacional.
Ao contrário da situação com o Windows 8.1, a empresa não explicou publicamente as razões para a medida relativa ao Windows 7, mas ela pode ser atribuída à importância da atualização do IE11 em Abril. em um documento de suporte, a Microsoft listou inúmeras mudanças para o IE11 no Windows 7.
A Microsoft procurou destacar o Windows 8.1 Update como “a nova base de referência de manutenção” para o sistema operacional. E pode estar considerando a atualização do IE11 (de 8 de Abril) da mesma forma: como um marco, para correções posteriores.
Wes Miller, analista da Directions on Microsoft, concorda. “Parece, de fato, a mesma abordagem adotada com o Windows 8.1 Update”, diz ele.
Mas a falta de informações para os usuários do Windows 7 é incomum. A Microsoft divulgou a medida para o Windows 8.1 em vários blogs, durante o mês de Abril, mas não fez o mesmo para o IE11 no Windows 7.
Embora os boletins de segurança do IE lançados em Abril, Maio e Junho mencionem as novas exigências, eles são raramente lidos pelos usuários finais. E mesmo o leitor mais atento pode não atentar para a informação.
Comentários