Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Quinta - 22 de Janeiro de 2004 às 15:39
Por: Birkoff

    Imprimir


Um sistema de votação por internet desenvolvido pelo Pentágono para cidadãos norte-americanos no exterior é tão vulnerável a ataques que deveria ser abandonado, segundo relatório de quatro especialistas de segurança divulgado nesta quarta-feira.
Mas o Pentágono está mantendo o sistema, que pode passar pelo seu primeiro teste no dia 3 de fevereiro, nas eleiçÕes primárias da Carolina do sul.

Os quatro especialistas de segurança dizem que o SERVE (Secure Electronic Registration and Voting Experiment - Experiência de Rigistro e Votação Eletrônicos Seguros), poderia ser penetrado por hackers que poderiam mudar votos ou obter informações sobre os usuários do sistema. Falaram também que o sistema deveria ser abandonado.

"Votações pela internet apresentam muitas oportunidades para hackers ou até mesmo terroristas interferirem em votações justas e precisas, de maneiras potencialmente impossíveis de serem detectadas," segundo uma das frases dos especialistas. "Tais aleterações poderiam alterar resultados de uma eleição, especialmente naquelas com competições com poucas diferenças de votos".

O portavoz do departamento de defesa, Gleen Flood, falou que o Pentágono está confiante na segurança do sistema.

"Nos sabemos desde o começo que a segurança seria a preocupação máxima", disse Gleen. "Nós colocamos várias coisas que neutralizam estas coisas que tem sido faladas".

Os quatro especialistas de segurança estão entre os 10 que o pentágono solicitou que estudassem o sistema SERVE e procurassem por vulnerabilidades. Os outros seis especialistas decidiram não emitir relatórios, segundo Gleen.

Os quatro especialistas são Aviel Rubin, da Universidade Johns Hopkins; David Wagner, da Universidade da Califórnia em Berkley; David Jefferson do Laboratório Nacional Lawrence Livermore; e a consultora independente Barbara Simons.

Por enquanto, sete estados se cadastraram para usar o sistema experimental: Arkansas, Florida, Hawaii, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Utah e Washington.

Segundo Gleen, o sistema pode estar disponível para os cidadãos no exterior da Carolina do Sul já nas eleições primárias, "mas certamente vai estar disponível para as eleições de Novembro."

Aproximadamente 6 milhões de eleitores moram no exterior, a maior parte deles militares ou parentes destes, segundo Gleen. Os especialistas em segurança dizem que o SERVE é preparado para administrar aproximadamente 100000 votos dos 7 estados.

Fonte: Security Focus
Traduzido por Cristian T. Moecke, para a Total Security





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/399/visualizar/