Total Security - totalsecurity.com.br
Windows
Domingo - 15 de Fevereiro de 2004 às 15:01
Por: Spy_Pc

    Imprimir


A Microsoft admitiu que parte do código fonte do sistema operacional Windows foi revelado na Internet.

O que aconteceu?

Parte do conteúdo central do código fonte do Microsoft Windows NT4 e Windows 2000 foi encontrada circulando on line. Os arquivos têm sido distribuídos entre os interessados em programas de trocas de programas como o Kazaa e em salas de bate-papo no formato IRC.


O que é código fonte?

Trata-se da linguagem de computação escrita pelos programadores, com os comandos que determinam o funcionamento dos aplicativos. Quando um programa é compilado para se tornar um programa em funcionamento, esse código é embaralhado e se torna ilegível. Empresas de softwares comerciais guardam com muito cuidado o código fonte de seus programas, pois se os seus rivais tiverem acesso a ele poderiam copiá-lo. O código fonte está para uma empresa de software assim como a receita do refrigerante está para a Coca-Cola.


O que foi divulgado?

Até agora, só existem detalhes sobre a parte do código do Windows 2000 que circulou na rede de computadores. O código do Windows 2000 tem 203 megabytes e se expande a 600 megabytes – informação capaz de lotar um CD. A parte divulgada contém arquivos de textos, scripts, programas executáveis e códigos de computador puros. Parecem estar datados de 25 de julho de 2000.

A Microsoft afirma que não é possível recriar o sistema operacional a partir do conteúdo que circulou na internet.


Por que isso é um problema para a Microsoft?

Por várias razões. Primeiro, porque trata-se de mais uma falha de segurança num mês em que já se viu o surgimento do vírus que se espalha mais rápido pelo mundo e a descoberta de uma vulnerabilidade crítica no Windows. Além disso, o crescimento da Microsoft se deve ao firme controle que a empresa mantém sobre a sua propriedade intelectual – ou seja, o código fonte de seus produtos. Isso possibilitou, em parte, a manutenção do controle sobre o mercado dos computadores desktops. Agora, os concorrentes podem utilizar os códigos que se tornaram públicos para entender melhor o Windows e conseguir competir com mais eficiência contra a Microsoft. Além de embaraçoso para a companhia de Bill Gates, o fato de o código fonte do Windows circular assim livremente pode trazer mais dores de cabeça, pois técnicos em computação de todo o mundo poderão destrinchar o código e demonstrar que os programadores da Microsoft não fazem um trabalho muito bem acabado.


Isso significa mais problemas de segurança para os produtos da Microsoft?

Ainda é cedo para dizer. Claro que saber exatamente como um programa funciona será útil para qualquer um que quiser atacá-lo. Mas poucos hackers precisam de um conhecimento tão profundo assim do sistema para causar confusão. Muitos dos vírus que até hoje fazem estragos são meras imitações de programas do passado.


O sistema operacional Windows

Os programadores de vírus são em geral preguiçosos e gostam de agir a partir do conhecimento desenvolvido por outros. Poucos devem se debruçar sobre as milhões de linhas de programação do Windows reveladas em busca de novos pontos fracos. Porém, basta que apenas um hacker dedicado faça esse trabalho e as ferramentas para se aproveitar das fragilidades do Windows estarão disponíveis a todos.A Microsoft declarou que o problema agora é mais uma questão de propriedade intelectual que de segurança.


Quem tem acesso ao código fonte do Windows?

Muitas pessoas em milhares de organizações. A Microsoft tem um programa conhecido como Iniciativa de Código Compartilhado que permite a pesquisadores, clientes importantes e parceiros comerciais a olhar o código de muitos de seus produtos. Até 90% dos total do código fonte do Windows já foi compartilhado ao longo dos anos. As únicas partes que a Microsoft não deixa ninguém ver são aquelas que se referem à ativação do produto, o uso de criptografia e códigos produzidos por outras empresas. Essa iniciativa foi lançada para fazer frente ao sucesso do movimento pelo código aberto, que defende a liberdade de se inspecionar e manusear o código dos programas de computador.


Esta é a primeira vez que isto acontece?

Trata-se do primeiro vazamento do código fonte do Windows, embora versões antecipadas do Windows sempre circulem antes de seu lançamento oficial. Há alguns anos, o código da versão 6.22 dos sistema operacional DOS circulou na rede, mas ninguém se importou porque o código já era antigo demais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/497/visualizar/