Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Quinta - 01 de Abril de 2004 às 12:55
Por: nosf

    Imprimir


Durante o evento Security Week 2004, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de março, quatro profissionais brasileiros receberam o prêmio Secmaster 2003, por suas contribuições na área de segurança da informação. Entre os premiados, estava Francisco Milagres, mestrando em Ciência da Computação na USP de São Carlos, escolhido pelas pesquisas que vem desenvolvendo sobre segurança e privacidade em sistemas ubíquos.

O conceito por trás da chamada computação ubíqua envolve a interação entre dispositivos ― geralmente móveis ―, usuários e o ambiente ao seu redor. Tal interação tende a ser tão sutil que muitas vezes não chega a ser notada. Para fornecer as respostas requeridas, os sistemas ubíquos normalmente precisam coletar informações sobre os usuários, como identificação, preferências e histórico de uso. Em um ambiente como este, no qual a tecnologia estaria inserida em nosso cotidiano ainda mais do que hoje, é natural a preocupação com as questões sobre segurança e privacidade dos dados coletados.

O trabalho de mestrado de Milagres e seus colaboradores aborda estas questões, entre outras. Para aqueles que desejam saber mais sobre este intrigante assunto, InfoGuerra está disponibilizando um arquivo no formato PDF, que trata dos principais conceitos envolvidos no trabalho. Para acessá-lo, clique aqui.

O Prêmio Secmaster 2003 é uma iniciativa conjunta do Capítulo Brasileiro da Information Systems Security Association (ISSA) e da Via Forum. Informações sobre os outros premiados e seus trabalhos, podem ser encontradas aqui.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/674/visualizar/