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Bugs
Sábado - 10 de Abril de 2004 às 14:03
Por: Informante

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Antes mesmo de ser colocado no ar, o serviço de e-mail do Google --o Gmail-- já conta com alguns problemas. Uma pequena empresa de investimentos da Inglaterra disse ter registrado a marca Gmail e pretende brigar para manter o nome.

A firma de investimentos The Market Age, com sede em Londres, disse usar o nome Gmail em um de seus programas. "Quando as notícias sobre o e-mail do Google foram divulgadas, descobrimos que a marca não havia sido registrada nos Estados Unidos. No sábado nós pagamos US$ 700 para registrar a marca", disse Shane Smith, diretor executivo da Market Age.

Segundo Smith, nenhum representante do Google entrou em contato com a Market Age. Ele também se recusou a comentar a possibilidade de a Market Age ceder a marca para o site de buscas.

Privacidade

Como se isso não fosse suficiente para atrapalhar os planos do principal site de buscas da web, grupos de defesa do consumidor acusam o novo serviço de e-mail de ameaçar a privacidade dos internauta.

O Google, que procura manter uma postura de respeito aos direitos dos usuários, disse que seu novo serviço terá 1 GB de espaço para armazenar os e-mails recebidos, o equivalente a 500 mil mensagens de correio eletrônico.

O problema, alegam os críticos, é que não é possível apagar permanentemente uma mensagem do e-mail do Google. Isso violaria as leis de diversos países da Europa --em especial os do Reino Unido.

Além disso, a companhia é acusada de "ler" as correspondências dos internautas. Isso porque a receita do Gmail seria obtida a partir de anúncios no formato texto, enviadas junto com as mensagens trocadas com outros usuários.

Na prática, isso significa que, ao trocar e-mails sobre uma viagem, o internauta pode receber links que oferecem descontos de hotéis e aluguéis de carro.

Para os críticos, o 1 GB de espaço oferecido pelo Gmail não compensa a perda de privacidade. O Google, por sua vez, afirma que as mensagens não serão lidas por pessoas, mas por programas de computador.

"Os usuários podem ter certeza que iremos tratar as mensagens com grande confidencialidade e respeito", disse Wayne Rosing, vice-presidente de engenharia do site de pesquisas.





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