Total Security - totalsecurity.com.br
Orkut.com - O Google e seus problemas
Li sobre o orkut.com - uma rede social - criada pelo google. Algumas coisas me chamaram muito a atenção e vou destacá-las aqui.Após os --- * --- * do texto está a parte significativa... mas antes, um pouco do que é o Orkut, nas palavras de Rafael Rigues:
orkut - José Silva has added you to his friends list.
Se você tem vários amigos espalhados por toda a Internet e ainda não recebeu uma mensagem como esta, provavelmente vai receber em breve. A nova rede social criada por Orkut Buyukkokten, funcionário do Google, se espalha rapidamente pela Internet.
Nos dois primeiros dias de fevereiro, 100 mil novos usuários se cadastraram no sistema, um ritmo de crescimento muito superior ao dos concorrentes como o Friendster ou Tribe. O número é ainda mais impressionante se você considerar que a inscrição não é aberta a todos os internautas. É preciso ser convidado por alguém que já é membro para poder entrar. O sucesso foi tanto que o Orkut até ganhou seus próprios clones: a Mirabilis, fabricante do ICQ, lançou recentemente o Universe.
O sistema, que ainda é um protótipo, funciona mais ou menos assim: quando uma pessoa te adiciona à lista de amigos, você também pode adicioná-la à sua, se a amizade for recíproca, ou deixá-lo de fora. Você também pode se declarar fã de um amigo, deixar mensagens, escrever um testemunho sobre ele, adicionar ele (ou ela) à lista de pessoas por quem você tem uma queda, e por aí vai. Os usuários também podem se organizar em comunidades, e criar fóruns de discussão sobre temas variados.
E à medida que a sua rede social vai crescendo e você entra em contato com amigos, amigos dos amigos ou outros usuários com os mesmos interesses que você, o potencial do Orkut começa a surgir. De sua rede podem surgir parceiros de escalada, oportunidades de negócio ou até mesmo o grande amor de sua vida.
Todo o burburinho ao redor do serviço, que ainda é um protótipo, já gerou até um mercado negro. Membros estão vendendo convites a US$ 2,00 cada. No eBay, convites chegaram a ser leiloados por até US$ 10,00.
Pensar que o Orkut é uma brincadeira que deu certo é um erro. Talvez esta percepção de brincadeira seja justamente uma dos motivos do sucesso, mas o Orkut deve ser encarado como uma iniciativa séria e muito bem planejada pelo Google.
Na posição atual do mercado, ter milhões de usuários sem rosto pode ser um problema sério no modelo de negócio do Google fechando várias possibilidades de receita. É ai que entra o Orkut (www.orkut.com), uma ferramenta de social network lançada em versão beta sem nenhum alarde. A ferramenta em si não é novidade e funciona de maneira bastante simples.
Você só entra se for convidado - o que aumenta o gostinho de se sentir especial e da curiosidade de entrar. Ao entrar, você vai adicionando amigos na sua lista e vendo dos amigos do seu amigo quem é seu amigo também, uma espécie de derivativa daquele conceito de six degrees ou até mesmo daquela piada de que todo mundo conhece alguém que conhece alguém que conhece o Kevin Bacon.
O site é viciante e cresceu em uma velocidade tão absurda que mostrou para o próprio Google uma regra básica que se aprende em um bom curso de marketing, ou seja, tenha um plano B para o fracasso mas tenha também um plano B para o sucesso.
Mas o que o Google ganha com isso? Simples, basta ligar as duas bases, o que pode ser feito facilmente, que ele passa a contar com uma base de dados riquíssima e incrivelmente completa sobre todos os usuários do Orkut que visitem o Google. E estamos falando de informações muito mais valiosas do que os outros portais possuem como data de nascimento, opção sexual, desejos e muitas outras além do tradicional nome, email e endereço.
Imagine o que isso abre de possibilidades no ponto de vista de modelo de negócio. Se cada vez mais as procuras pagas estão ganhando espaço na verba dos clientes, imagine poder escolher exatamente os clientes que você quer atingir. A semente para isso já foi plantada: o Orkut guarda dados do usuário (ID, última visita, etc...) no mesmo cookie do Google, que pode usá-los para consultar seu profile, descobrir do que você gosta e personalizar os anúncios ao seu gosto, tornando-os muito mais eficientes.
--- * --- * --- * --- * --- * ---
Bom, este é o Orkut. Se você leu tudo acima como eu, ou já o conhecia, a primeira vista ele parece muito legal. Mas tem alguns itens de segurança que devem ser ressaltados.
Há uma cláusula nos termos de adesão ao serviço que garante aos proprietários do sistema direitos a tudo o que você fizer, disser ou postar no sistema. Seja uma piadinha, um trecho de seu novo romance, a letra de uma música, uma nova imagem, ou um algoritmo para resolver um complicado problema de programação. O trecho relevante está na seção orkut.com"s proprietary rights, primeiro parágrafo, que reproduzimos, traduzido, abaixo.
Ao submeter, postar ou mostrar quaisquer materiais no ou através do serviço orkut.com, você automaticamente nos dá direitos mundiais, não-exclusivos, sublicenciáveis, transferíveis, sem royalties, perpétuos e irrevogáveis, para copiar, distribuir, criar trabalhos derivativos ou executar e exibir publicamente tais materiais.
Ou seja, cuidado com o que você diz. A Microsoft incluiu termos similares no sistema de autenticação Passport, usado em vários de seus serviços online como o Hotmail e MSN Messenger, e foi forçada a alterá-los após a reação do público. O Yahoo! tentou a mesma coisa com o Yahoo! Groups, e também desistiu após reclamações. Na verdade, esta é uma cláusula quase padrão em todos os serviços via Internet. Se colar beleza, se alguém reclamar ela é removida do contrato.
Por ainda estar em testes, o Orkut ainda não tem um conjunto fixo de regras para guiar o comportamento de seus mais de 13 mil usuários (dois quais 3.47% são brasileiros). Contas são colocadas na cadeia (temporariamente suspensas) e usuários banidos a todo momento, às vezes sem motivos. Buscando entender melhor o que pode lhe causar problemas, a usuária Elonka Dunin, com a participação de outros membros da comunidade, criou uma lista com as leis não escritas do Orkut. Leia e obedeça, e tudo estará bem.
(ressaltaremos apenas as importantes)
1 - A gerência do orkut.com tem, e exerce, o poder de remover qualquer usuário, discussão ou comunidade do serviço a qualquer hora, por qualquer razão, sem aviso ou notificação prévia.
Nota: Se você acha que sua conta foi removida sem motivo, envie um email para help+error@orkut.com pedindo que ela seja restaurada. A maioria das remoções ocorre por bugs no sistema, e não por violações dos termos de uso, portanto sua conta pode estar de volta em poucos minutos.
2 - Críticas ao Google ou seus funcionários provavelmente farão com que sua conta seja deletada. Se você tem uma sugestão/dúvida real, envie-a para a comunidade What Should Google Do. Os chefões do Google a lêem regularmente.
6 - Não promova a pornografia, e não coloque no ar fotos de qualquer coisa, por mais vagamente humanóide que seja, nua.
7 - Não tente invadir o sistema * (essa é a mais hilária)
...
O texto pode ser visto na íntegra aqui
Autores: Rafael Rigues e Ricardo Cavallini
orkut - José Silva has added you to his friends list.
Se você tem vários amigos espalhados por toda a Internet e ainda não recebeu uma mensagem como esta, provavelmente vai receber em breve. A nova rede social criada por Orkut Buyukkokten, funcionário do Google, se espalha rapidamente pela Internet.
Nos dois primeiros dias de fevereiro, 100 mil novos usuários se cadastraram no sistema, um ritmo de crescimento muito superior ao dos concorrentes como o Friendster ou Tribe. O número é ainda mais impressionante se você considerar que a inscrição não é aberta a todos os internautas. É preciso ser convidado por alguém que já é membro para poder entrar. O sucesso foi tanto que o Orkut até ganhou seus próprios clones: a Mirabilis, fabricante do ICQ, lançou recentemente o Universe.
O sistema, que ainda é um protótipo, funciona mais ou menos assim: quando uma pessoa te adiciona à lista de amigos, você também pode adicioná-la à sua, se a amizade for recíproca, ou deixá-lo de fora. Você também pode se declarar fã de um amigo, deixar mensagens, escrever um testemunho sobre ele, adicionar ele (ou ela) à lista de pessoas por quem você tem uma queda, e por aí vai. Os usuários também podem se organizar em comunidades, e criar fóruns de discussão sobre temas variados.
E à medida que a sua rede social vai crescendo e você entra em contato com amigos, amigos dos amigos ou outros usuários com os mesmos interesses que você, o potencial do Orkut começa a surgir. De sua rede podem surgir parceiros de escalada, oportunidades de negócio ou até mesmo o grande amor de sua vida.
Todo o burburinho ao redor do serviço, que ainda é um protótipo, já gerou até um mercado negro. Membros estão vendendo convites a US$ 2,00 cada. No eBay, convites chegaram a ser leiloados por até US$ 10,00.
Pensar que o Orkut é uma brincadeira que deu certo é um erro. Talvez esta percepção de brincadeira seja justamente uma dos motivos do sucesso, mas o Orkut deve ser encarado como uma iniciativa séria e muito bem planejada pelo Google.
Na posição atual do mercado, ter milhões de usuários sem rosto pode ser um problema sério no modelo de negócio do Google fechando várias possibilidades de receita. É ai que entra o Orkut (www.orkut.com), uma ferramenta de social network lançada em versão beta sem nenhum alarde. A ferramenta em si não é novidade e funciona de maneira bastante simples.
Você só entra se for convidado - o que aumenta o gostinho de se sentir especial e da curiosidade de entrar. Ao entrar, você vai adicionando amigos na sua lista e vendo dos amigos do seu amigo quem é seu amigo também, uma espécie de derivativa daquele conceito de six degrees ou até mesmo daquela piada de que todo mundo conhece alguém que conhece alguém que conhece o Kevin Bacon.
O site é viciante e cresceu em uma velocidade tão absurda que mostrou para o próprio Google uma regra básica que se aprende em um bom curso de marketing, ou seja, tenha um plano B para o fracasso mas tenha também um plano B para o sucesso.
Mas o que o Google ganha com isso? Simples, basta ligar as duas bases, o que pode ser feito facilmente, que ele passa a contar com uma base de dados riquíssima e incrivelmente completa sobre todos os usuários do Orkut que visitem o Google. E estamos falando de informações muito mais valiosas do que os outros portais possuem como data de nascimento, opção sexual, desejos e muitas outras além do tradicional nome, email e endereço.
Imagine o que isso abre de possibilidades no ponto de vista de modelo de negócio. Se cada vez mais as procuras pagas estão ganhando espaço na verba dos clientes, imagine poder escolher exatamente os clientes que você quer atingir. A semente para isso já foi plantada: o Orkut guarda dados do usuário (ID, última visita, etc...) no mesmo cookie do Google, que pode usá-los para consultar seu profile, descobrir do que você gosta e personalizar os anúncios ao seu gosto, tornando-os muito mais eficientes.
--- * --- * --- * --- * --- * ---
Bom, este é o Orkut. Se você leu tudo acima como eu, ou já o conhecia, a primeira vista ele parece muito legal. Mas tem alguns itens de segurança que devem ser ressaltados.
Há uma cláusula nos termos de adesão ao serviço que garante aos proprietários do sistema direitos a tudo o que você fizer, disser ou postar no sistema. Seja uma piadinha, um trecho de seu novo romance, a letra de uma música, uma nova imagem, ou um algoritmo para resolver um complicado problema de programação. O trecho relevante está na seção orkut.com"s proprietary rights, primeiro parágrafo, que reproduzimos, traduzido, abaixo.
Ao submeter, postar ou mostrar quaisquer materiais no ou através do serviço orkut.com, você automaticamente nos dá direitos mundiais, não-exclusivos, sublicenciáveis, transferíveis, sem royalties, perpétuos e irrevogáveis, para copiar, distribuir, criar trabalhos derivativos ou executar e exibir publicamente tais materiais.
Ou seja, cuidado com o que você diz. A Microsoft incluiu termos similares no sistema de autenticação Passport, usado em vários de seus serviços online como o Hotmail e MSN Messenger, e foi forçada a alterá-los após a reação do público. O Yahoo! tentou a mesma coisa com o Yahoo! Groups, e também desistiu após reclamações. Na verdade, esta é uma cláusula quase padrão em todos os serviços via Internet. Se colar beleza, se alguém reclamar ela é removida do contrato.
Por ainda estar em testes, o Orkut ainda não tem um conjunto fixo de regras para guiar o comportamento de seus mais de 13 mil usuários (dois quais 3.47% são brasileiros). Contas são colocadas na cadeia (temporariamente suspensas) e usuários banidos a todo momento, às vezes sem motivos. Buscando entender melhor o que pode lhe causar problemas, a usuária Elonka Dunin, com a participação de outros membros da comunidade, criou uma lista com as leis não escritas do Orkut. Leia e obedeça, e tudo estará bem.
(ressaltaremos apenas as importantes)
1 - A gerência do orkut.com tem, e exerce, o poder de remover qualquer usuário, discussão ou comunidade do serviço a qualquer hora, por qualquer razão, sem aviso ou notificação prévia.
Nota: Se você acha que sua conta foi removida sem motivo, envie um email para help+error@orkut.com pedindo que ela seja restaurada. A maioria das remoções ocorre por bugs no sistema, e não por violações dos termos de uso, portanto sua conta pode estar de volta em poucos minutos.
2 - Críticas ao Google ou seus funcionários provavelmente farão com que sua conta seja deletada. Se você tem uma sugestão/dúvida real, envie-a para a comunidade What Should Google Do. Os chefões do Google a lêem regularmente.
6 - Não promova a pornografia, e não coloque no ar fotos de qualquer coisa, por mais vagamente humanóide que seja, nua.
7 - Não tente invadir o sistema * (essa é a mais hilária)
...
O texto pode ser visto na íntegra aqui
Autores: Rafael Rigues e Ricardo Cavallini
Fonte:
Magnet
URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/694/visualizar/
Comentários