Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 17:35
Por: Observador

    Imprimir


Começa, segunda-feira, 26 de abril, a maior capacitação técnica realizada por instituições governamentais. Serão treinados 2.150 servidores públicos distribuídos entre 150 cursos oferecidos durante a 1ª Semana de Capacitação e Treinamento em Software Livre, superando a expectativa inicial de 1.000 inscrições.

Iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e Ministério da Saúde, o evento, que será realizado até 30 de abril, em Brasília, tem o objetivo de oferecer gratuitamente aos servidores públicos municipais, estaduais e federais cursos que os auxiliem diretamente na implantação e no gerenciamento de plataformas e aplicativos em código aberto na estrutura administrativa de sua instituição de origem.

Mais que capacitar, a Semana pretende ampliar o conhecimento em Software Livre, transformando essas pessoas em agentes multiplicadores, cumprindo assim uma das principais propostas da ideologia opensource: tornar o conhecimento da tecnologia amplo e irrestrito.

Por que realizar a Semana?

Capacitação é a palavra de ordem para empresas do setor público que estão preparando, ou já iniciaram, a migração de seus sistemas para software livre. Foi pensando na especialização técnica do funcionário público, que precisa estar atualizado para as mudanças no uso da tecnologia, que o Governo Federal tomou a inciativa de preparar a Semana de Capacitação em Software Livre.

Capacitar significa melhorar os conhecimentos de um profissional para torná-lo apto a assumir uma determinada função, qualificando-o em seu atual trabalho e prepando-o para futuras responsabilidades. Um profissional qualificado está apto a competir no mercado de trabalho. Em tecnologia, com o avanço do software livre, novos campos de trabalho se abriram. Utilizando o código aberto, diversos profissionais podem mostrar sua capacidade, isoladamente ou em grupos, vendendo serviços para diversas empresas. As corporações por sua vez podem optar por propostas de serviços adequadas a sua estrutura.

Presenças confirmadas

O Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, confirmou a presença na abertura da Semana de Capacitação, que será realizada na próxima segunda-feira (26/04) na Universidade Correios, às 9h00..

Esse evento torna realidade o discurso feito pelo Ministro José Dirceu há pouco menos de um ano, quando na abertura dos trabalhos do Comitê Executivo do Governo Dirceu afirmou que “um programa de desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação, especialmente orientado à inclusão digital, educação e capacitação técnica, pode ser um ponto de partida efetivo para consolidar uma indústria de hardware e software que agregue valor à economia nacional, baseado em inovação constante e preferencialmente em softwares abertos e não-proprietários.”

Foram confirmadas também as presenças da Senadora Serys Slhessarenko da Frente Parlamentar de Software Livre, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, do secretário de Política de Informática e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Arthur Pereira Nunes, do presidente do Serpro, Henrique Costábille, o presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, o presidente dos Correios, João Henrique de Almeida Souza e o reitor da UnB, Lauro Morhy.

Cursos, locais e horários

As aulas serão ministradas entre 9h e 18h, na Universidade Correios e na Universidade de Brasília. O conteúdo foi distribuído em cinco eixos temáticos: Gestão para Software Livre, Suporte a Aplicações em Software Livre, Bases de Dados, Infra-estrutura e Desenvolvimento de Software.

Endereços - Universidade Correios: Via L4 Norte, Quadra 6. Referência: atrás do Campus da UnB, ao lado do Ibama. UnB Campus Universitário: acesso via L2 Norte, da 604 até 610.

Transporte gratuito

Para facilitar o deslocamento dos alunos, a organização do evento colocará linhas de ônibus específicas para o evento. Os Pinguinzões circularão em três rotas distintas:

Das 8h00 às 9h00 os ônibus estarão circulando da Esplanada dos Ministérios para a Universidade dos Correios e UNB.

Das 9h00 às 18h00 os ônibus farão o trajeto Universidade dos Correios para UNB / UNB para Universidade dos Correios.

Das 18h00 às 19h00 os ônibus levarão os participantes da UNB e Universidade dos Correios para a Esplanada dos Ministérios.


Serviço

Semana de Capacitação em Software Livre

Quando: de 26 até 30 de abril

Hora: todos os dias das 9h00 às 18h

Onde: Universidade Correios: Via L4 Norte, Quadra 6. Referência: atrás do Campus da UnB, ao lado do Ibama. UnB Campus Universitário: acesso via L2 Norte, da 604 até 610.

Abertura do evento: dia 26, às 9h00, na Universidade Correios


Fonte: SoftwareLivre.gov.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/722/visualizar/