Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 09:58
Por: Observador

    Imprimir


Foram aplicados 150 cursos em cinco dias
Terminou nesta sexta-feira, dia 30, a Primeira Semana de Capacitação em Software Livre que reuniu na Universidade Correios e na UnB em Brasília mais de 150 instrutores e desenvolvedores com o firme propósito de mostrar a capacidade de organização e disseminação do conhecimento em código aberto.
Neste período, foram criados ambientes de compartilhamento do conhecimento entre os alunos que vieram para a capital federal com a intenção de aprofundar seus conhecimentos e aprender o espírito de comunidade emanado pelos expoentes da comunidade em software livre.

Durante o evento, uma gigantesca estrutura se movimentou para atender às necessidades didáticas de todos os que se inscreveram. Foram instalados na Universidade Correios e no campus da UnB 800 computadores, com 800 pontos de rede divididos em 50 Vlans (redes virtuais) em 50 salas equipadas cada uma com um projetor para ilustrar as aulas, divididas em 150 cursos de alto nível.

Trabalharam ativamente com esses equipamentos 2.000 alunos procedentes de várias regiões do Brasil, que se inscreveram durante as duas semanas que antecederam o evento. Participaram da equipe de organização e execução 200 pessoas. Inicialmente a semana foi prevista para 1.000 pessoas. O que não foi previsto por todos foi o imenso interesse dos funcionários públicos em participar de uma capacitação em software livre. Isso obrigou a organização a rever a meta inicial, pois se existia o interesse, seria preciso criar a demanda para este momento único. Imediatamente foram ampliadas as salas e na proposta didática, que era de um aluno por máquina, foram colocadas duas pessoas.

Toda essa estrutura só foi permitida pelo empenho de vários parceiros como os Correios e UnB, que cederam local, equipamentos e funcionários, Ministério das Comunicações, Planejamento, Serpro, Anatel, que providenciou os recursos para as passagens dos instrutores, e também com o apoio da Univates, Unisinos, UFMG, Unicam, Solis e Utah.

Com absoluta certeza, este foi o primeiro e maior evento de capacitação de funcionários públicos já realizado por um Governo. A Semana terminou, mas seguindo os conceitos do livre conhecimento e do compartilhamento da informação que norteiam o software livre, cada cidadão aqui presente continuará uma capacitação única com seus pares, em local de trabalho ou na sua casa.

Com isto, a estrutura pública do Brasil seguirá atendendo seus cidadãos com mais agilidade e preparo, com economia nos recursos, que seguirão para setores e classes mais sensíveis aos problemas sociais.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/736/visualizar/