Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Sexta - 14 de Maio de 2004 às 11:12
Por: Observador

    Imprimir


A Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), na Austrália, anunciou nesta quinta-feira (13/05) a descoberta de falhas críticas no sistema de comunicações wireless (padrão 802.11), que podem causar a queda das infra-estruturas de uma rede em apenas cinco segundos. De acordo com o professor Mark Looi, que coordenou os testes de segurança para descobrir falhas no sistema, usuários maliciosos necessitam apenas de um pequeno adaptador wireless, que custa cerca de US$ 35 no mercado, para derrubar uma rede inteira.

“Ao invés de usar o adaptador para se conectar a uma rede wireless, o usuário malicioso pode fazer apenas algumas modificações na codificação e emitir ruídos interpretados como interferência”, afirma Looi.

Quando são detectadas interferências, redes wireless costumam fazer uma pequena pausa na transmissão, de modo que os dados não sejam afetados. “Em um tempo de cinco a oito segundos, o ataque pode derrubar redes inteiras no raio de quilômetros por tempo indeterminado. Basta configurar o adaptador para emitir ruídos de interferência em modo continuo”, alerta.

A rede 802.11b é o padrão utilizado por plataformas de computador, como Macintosh, PC e aparelhos handheld. Segundo Looi, em 99,9% dos casos é utilizado como única maneira de se conectar a redes wireless.

“Qualquer organização que continue a utilizar o padrão 802.11b para operar qualquer infra-estrutura crítica pode ser considerada negligente”, alerta Looi. A tecnologia tem ganhado terreno e, em muitos países, é utilizada para controlar sistemas como redes de ferrovias, transmissão de energia, entre outros tão ou mais críticos.

As descobertas deverão ser apresentadas na sexta-feira (14/05) ao Instituto de Engenheiros de Elétrica e Eletrônicos (IEEE), desenvolvedor do padrão, em um simpósio de telecomunicações wireless na Califórnia, EUA. A QUT está desenvolvendo ferramentas para testar qual o grau de vulnerabilidade das redes sem fio atuais.




Fonte: IDG Now!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/757/visualizar/