Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 18:14
Por: escritor

    Imprimir


A China bloqueou novamente o acesso ao serviço de blogs do Google, o Blogger, menos de dois meses após o fim do bloqueio anterior. "Nós recebemos informações de usuários que estão tendo dificuldades em acessar o Blogger.com na China", disse um porta-voz do Google por e-mail.

O governo chinês adota uma política de controle da navegação que bloqueia endereços considerados impróprios. Os critérios para essa classificação, contudo, não costumam ser revelados. Os blogs são diários virtuais em que usuários publicam textos sobre suas vidas, fotos e também comentários políticos, entre outras coisas.

Mas o controle é questionável na medida em que os chineses podem se informar por outros sites ou mesmo driblar o bloqueio. Para continuar acessando os endereços bloqueados os internautas devem utilizar um servidor proxy instalado em outro país. Trata-se de um servidor web, espécie de intermediário entre o usuário e a internet, que se instalado fora da China e não é atingido pela censura.

Outro serviço de blog que também foi bloqueado, o Typepad, da Six Apart, está sugerindo uma lista de servidores web externos a seus usuários, para que possam continuar acessando os endereços.

Curiosamente o controle da web pelo governo é algo apoiado pela população do país. Em estudo conduzido pelo pesquisador Guo Liang, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, 82,4% dos entrevistados concordam com o controle da web pelo governo.

Contudo, apenas 12% concordam com a censura sobre os assuntos de política. A grande parcela que acredita na censura estatal acha importante o controle de conteúdos pornográficos (85%) e de violência (69%).



Fonte:IDG Now




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://totalsecurity.com.br/noticia/992/visualizar/