Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 13:18
Por: Kowas

    Imprimir


Microsoft Dynamics AX – Axapta, ERP a ser lançado em breve no Brasil pela Microsoft - já adaptado à nossa legislação tributária, possui grandes avanços tecnológicos que permitem a redução do tempo de desenvolvimento de eventuais customizações necessárias para implementações do aplicativo em clientes, permitindo assim, substancial redução dos custos do projeto.

A seguir detalhes das principais características tecnológicas do Axapta:

Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE – Integrated Development Environment) – O ambiente integrado de desenvolvimento do AXAPTA tem como características ser orientado ao objeto e de código totalmente aberto. Muitos outros produtos possuem ambiente IDE, porém, poucos tem código aberto e orientação ao objeto. As vantagens de um Ambiente Integrado de Desenvolvimento é a centralização do código fonte em um mesmo repositório (Server), rápida distribuição das atualizações para os usuários (Clients) e a integração com outros produtos de produtividade. Isso permite um rápido desenvolvimento de customizações, com total acesso à biblioteca de objetos já desenvolvidos.

Camadas de Desenvolvimento – A tecnologia AXAPTA contempla 8 camadas hierárquicas de desenvolvimento, as quatro primeiras (SYS, GLS, DIS e LOS) são utilizadas pela área de desenvovimento do produto (SYS), soluções certificadas pela Microsoft (GLS), desenvolvimentos específicos de localização (DIS) e soluções localizadas e certificadas (LOS). As demais são utilizadas por parceiros ou customizações específicas de cada cliente.

-BUS – Soluções criadas por parceiros visando atender um determinado segmento de mercado ou ramo de atividade.
-VAR – Customizações específicas para determinado cliente.
-CUS – Modificações genéricas realizadas pelo supervisor ou administrador do sistema.
-USR – Modificações realizadas pelos usuários finais.

Esta divisão por camadas é importante pois garante que suas customizações estarão preservadas numa eventual atualização de versão ou aquisição de novos produtos desenvolvidos por Parceiros. Isto permite ainda que objetos standards possam ser copiados para outra camada e modificados, visando atender determinada necessidade do usuário, tendo ainda a segurança de poder comparar a qualquer tempo o objeto modificado com o original ou com uma nova versão do mesmo, afim de implementar as correções ou moficações em seu próprio objeto.
O Axapta sempre procurará por objetos – relatórios por exemplo, na camada USR, não havendo objeto modificado pelo usuário, automaticamente será pesquizada na camada superior e por fim pesquizada a camada SYS ou GLS.

Com esta tecnologia de camadas, atualizações de versão, tornam-se rápidas e intuitivas, o que certamente reduzirá o custo de manutenção com o sistema.


Tipo de Dado Extendido – É uma poderosa funcionalidade do ambiente de desenvolvimento do Axapta e facilmente o distingui de seus concorrentes. Permite que sejam alterados tipos e tamanhos de dados mais comuns do sistema, exemplo: tamanho do campo número do vendedor, tamanho do campo de quantidade do estoque, etc.

Outra importante atribuição desta funcionalidade é permitir a modificação do conteúdo de campos de forma global no sistema. Exemplo, havendo a necessidade de modificação do código de determinado produto, basta acessar o cadastro do produto e com simples acesso pelo botão direito do mouse para chamar a funcionalidade, simplesmente informe o novo código do produto, para o programa executar a troca do código em toda base de dados.

Dicionário de Dados – Uma interface integrada permite a interoperabilidade de tabelas com sua estrutura e indices. Isto elemina a necessidade de uma base específica de conhecimento para programadadores, aumentando a produtividade e deminuição do esforço de programação.

Desenho de Formulários – Importante funcionalidade em qualquer ambiente integrado de desenvolvimento, Formulários (Forms, como são comumente chamados pelos técnicos em TI) permitem o acesso do usuário à base de dados e desenhá-los no Axapta é fácil e intuitivo, utilizando recursos de arrastar e colar (drag & drop) permitindo a criação de novos formulários a partir dos já existentes.
Desenho de Menu – A habilidade de modificar Menus, ou criar novos, a partir da cópia de determinado menu, demonstra a produtividade oferecida por esta tecnologia, otimizando ainda mais o acesso dos usuários às funcionalidades mais utilizadas no dia-a-dia.
Manipulação de Dados – Dados podem ser importados ou exportados para planilhas Excel. Operações de importação ou exportação não são limitadas ao uso do Excel, contudo, esta é ferramenta mais utilizada por profissionais de TI para manipulação e transferência de dados para outros aplicativos.

OLAP (On Line Analytical Processing) – Poderosa ferramenta de análise gerencial, permitindo ainda a combinação de dados de outros aplicativos. OLAP é uma ferramenta de visualização de dados em tempo real e abstração de dados para montagem de relatórios ou consultas. A utilização de um cubo garante uma análise multidimensional das informações.

Gerador de Relatórios – Ferramenta amigável (user-friendly) e intuitiva permite aos usuários customizarem seus próprios relatórios ou programas de exportação de dados para o Excel.

AOS (Aplication Object Server) – Permite aos usuários conectarem remotamente ao AXAPTA, eliminando assim, custos adicionais com ferramamentas que emulam terminais.

X++ - Linguagem de programação utilizada no Axapta, contendo funcionalidade específicas não contidas em outras soluções comerciais, o que aumenta a produtividade da equipe de desenvolvimento, permitindo a geração de novas funcionalidades em prazos menores, contanto muitas vezes com a reutilização do código.


Demonstramos a importância de uma ferramenta integrada de desenvolvimento aliada ao ERP. Customizações e alterações em funções standards do sistema são comuns para aderência do produto às necessidade específicas do Cliente. Assim, também deverá ser levado em conta estes itens no momento de fazer uma seleção de ERP para sua Empresa, uma vez que os custos com customizações podem inviabilizar determinados projetos.


Roberto Kowas
é consultor em ERP para a Divisão Latino
América do Grupo Alba Spectrum Technology (



http://www.albaspectrum.com

). São Paulo +55-11-3444-4949 ou pelo email



help@albaspectrum.com
.






Fonte: Eu escrevi

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1209/visualizar/