Total Security - totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Sábado - 04 de Março de 2006 às 12:57
Por: escritor

    Imprimir


O Centro de Recursos Compartilhados do Laboratório Principal de Pesquisa do Exército Norte-Americano (MSRC) está comprando quatro clusters de tecnologia avançada da Linux Networx.Um dos sistemas possui 4.448 núcleos de processamento (são 1.112 pontos, cada um com dois chips Intel Xeon dual core). Um segundo sistema tem 842 pontos.

Com isso, a capacidade de processamento do MSRC irá aumentar de 36 trilhões de operações com pontos flutuantes por segundo (TFLOPS) para mais de 80 TFLOPS, informaram oficiais do exército.

Essa decisão não foi tomada rapidamente, disse Charles J. Nietubicz, diretor do MSRC. O laboratório realizou em 2003 um simpósio para explorar o assunto e começou a rodar um pequeno cluster, com processadores de 256 MB.

Mas o centro não estava disposto a se desfazer de seus outros sistemas, feitos pela Silicon Graphics, Sun Microsystems e IBM, ele disse.

A principal vantagem para a migração de plataforma dos clusters é que o software de alta performance pode se adaptar a vários processadores. Sistemas que foram programados em MPI também podem, mas Joseph disse que empresas que usam softwares de prateleira normalmente encontram dificuldades para se conectar, porque os aplicativos comerciais não usam MPI.

Vantagens de custo

A MSRC não quis revelar o preço de compra, mas Earl Joseph, um analista do IDC, disse que a média do custo por este cluster é de 2.000 dólares por processador, enquanto um cluster RISC custa 12 mil dólares por processador.

Nietubicz disse que outros fabricantes precisarão aumentar o desempenho de seus sistemas ou reduzir o preço.

Os clusters foram responsáveis por quase a metade do total de 9,1 bilhões de dólares de vendas do mercado de processamento de alta performance no ano passado, de acordo com a IDC.


Fonte:IDG Now




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1275/visualizar/