Total Security - totalsecurity.com.br
Linux, Unix, BSD
Sexta - 17 de Março de 2006 às 18:13
Por: Birkoff

    Imprimir


A Free Software Foundation (FSF) confirmou nesta semana a realização no Brasil da 2ª Conferência Internacional sobre a GPLv3, terceira versão da Licença Pública Geral. De acordo com o convite lançado para a comunidade, o evento será realizado nos próximos dias 21 e 22 de abril, em Porto Alegre, durante o 7º Fórum Internacional de Software Livre.

O evento é parte de um programa de um ano de conferências organizado pela instituição para ouvir a opinião pública em relação à Licença, que é a mais popular entre as existentes sob a bandeira de software livre.

Uma licença de uso determina como podem ser utilizados os programas de computador regidos por ela, e a atualização mais recente da GPL data de 1991. Segundo a FSF, a atualização não vai alterar o objetivo principal da Licença, que é permitir que todos os usuários do software distribuído com ela tenham a liberdade de examinar, compartilhar e modificar esse software.

A terceira versão a ser debatida em Porto Alegre deve trazer mudanças que protejam os softwares contra novos modelos de patentes e, principalmente, contra Digital Rights Management (DRM, Gerenciamento de Direitos Digitais). A visão dos usuários, desenvolvedores e juristas da América Latina é um dos destaques da conferência, já que o software livre está sendo bem recebido e adotado em países como o Brasil.

Para o advogado Omar Kaminski, membro do Comitê Internacional da GPLv3, será uma grande chance de discutir os problemas locais que envolvem a licença. "Será uma oportunidade para os estudiosos e desenvolvedores nacionais e latino-americanos colocarem em discussão suas dúvidas e sugestões para o aprimoramento da GPLv3", afirma.

A conferência vai contar com um discurso do guru do software livre, Richard Stallman, além de vários grupos de discussão compostos de participantes da comunidade de software livre. Os dois dias de discussão serão transmitidos online, com áudio e vídeo, na página http://gplv3.fsf.org/av. A tradução para o português da primeira minuta da GPLv3 pode ser encontrada aqui.

Confira a agenda já confirmada para o evento:

- GPLv3 - Introdução
Richard Stallman, Free Software Foundation

- Discussão das principais mudanças e elementos específicos da GPLv3
Richard Fontana, Software Freedom Law Center

- Impactos internacionais de uma licença de copyright mundial

- Painel de desenvolvedores

- Patentes de Software e DRM

- Compatibilidade da GPL com outras licenças de software livre

- Adoção da GPLv3 na América Latina





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1381/visualizar/