Total Security - totalsecurity.com.br
Segurança
Terça - 30 de Maio de 2006 às 20:31
Por: fgp

    Imprimir


Como sempre acontece depois de eventos de grandes proporções, piratas virtuais criaram um golpe relacionado à megaoperação de violência coordenada em São Paulo pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O objetivo das pessoas mal-intencionadas é roubar informações bancárias dos internautas para realizar transações financeiras não-autorizadas.

Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que divulgou a existência da nova ameaça, estas mensagens fraudulentas oferecem informações sobre "o real motivo dos ataques do PCC em São Paulo" e também divulgam "os esforços da Polícia Civil para combater os indivíduos mais perigosos".

Piratas virtuais utilizam este tipo de fraude, conhecida como phishing scam, com o intuito de roubar dados das vítimas. Para isso, enviam e-mails pedindo que os internautas cliquem em links ou baixem arquivos em seus computadores.

Quando seguem estas instruções, os usuários instalam involuntariamente em seus computadores softwares espiões que repassam informações sigilosas para os piratas.

No "golpe do PCC", os criminosos oferecem um link falso com uma carta enviada pela facção ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo. No e-mail referente à Polícia Civil, os piratas divulgam um link também fraudulento com as fotos dos responsáveis pelos atentados.

"Os criadores de ameaças se aproveitam de notícias do momento como um atrativo para iludir o usuário, que acaba seduzido e clica no link ou arquivo sugerido", afirma Leonardo Bonomi, gerente de serviços da Trend Micro para América Latina.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/1487/visualizar/