Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Quinta - 22 de Maio de 2003 às 11:54
Por: Moonbath

    Imprimir


O Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (NBSO), mantido pelo Comitê Gestor, lançou na última semana a mais nova versão (1.2) do guia Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet.O documento é dirigido ao pessoal técnico, especialmente aos administradores de redes, e reúne um conjunto de boas práticas em configuração, administração e operação segura de redes conectadas à Internet.

Entre as inovações do documento estão uma versão HTML ― além do formato PDF já existente anteriormente ―, uma seção exclusiva sobre segurança em redes wireless (sem fio), alterações nas seções sobre DNS, logs e redes reservadas, educação dos usuários e inclusões de novas referências nas sessões de livros e links de interesse.

O guia para administradores pode ser encontrado aqui. Recentemente, o NBSO havia lançado também uma cartilha de segurança destinada a usuários de Internet em geral, a qual pode ser acessada aqui.


Manual do CERT

Há cerca de 10 dias, o conhecido centro de segurança americano CERT/CC também lançou uma nova versão do seu Handbook for Computer Security Incident Response Teams. O documento serve como um guia para a formação e operação de uma Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança de Computadores (CSIRT, na sigla em inglês).

O manual tem o objetivo de auxiliar tanto as equipes em formação quanto as já existentes. Esta é a segunda edição do documento (a primeira foi lançada em 1998). Por enquanto, o manual está disponível apenas em inglês e pode ser acessado em formato PDF, aqui.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/16/visualizar/