Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Sábado - 22 de Novembro de 2003 às 00:58
Por: tron

    Imprimir


Os donos de telefones celulares com a tecnologia Bluetooth estão sendo surpreendidos por trotes com mensagens de texto não-solicitadas, prática batizada de "Bluejacking" (neologismo formado pelas palavras Bluetooth e hijacking, algo como seqüestro de Bluetooth).Segundo a Sophos antivírus, a nova moda está assustando algumas das vítimas, já que as mensagens muitas vezes contêm detalhes sobre sua aparência e sobre o local onde estão no momento do trote.

A razão é simples: a tecnologia Bluetooth permite que dispositivos móveis se comuniquem entre si numa distância máxima de 10 metros de distância.

A graça das brincadeiras, muitas vezes não tão inocentes, é ver a reação dos destinatários no local. Ao contrário das mensagens de texto de serviços SMS, as mensagens enviadas com Bluetooth não são cobradas e podem ser enviadas mesmo em áreas fora da cobertura normal. De acordo com o relatório da Sophos, as vítimas do trote se assustaram, acreditando que algum vírus estava atacando seus celulares ou que estavam recebendo spam. O conteúdo pessoal da mensagem, no entanto, levou alguns a acreditar que estavam sendo seguidos.

A Sophos alerta que já existem sites dedicados a descrever como fazer "bluejack" e que a moda tende a se espalhar junto com os celulares que incluem função Bluetooth. A recomendação para evitar os trotes é desativar a capacidade Bluetooth dos aparelhos sempre que o serviço não estiver sendo utilizado.

Fonte: InfoGuerra




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/184/visualizar/