Total Security - totalsecurity.com.br
Windows
Terça - 02 de Fevereiro de 2010 às 22:11

    Imprimir


O uso de serviços alternativos de mensagens instantâneas teve salto em 2009 no Brasil, segundo dados da comScore, apesar do Windows Live Messenger, da Microsoft, ainda liderar com folga este mercado

Serviços como o e-Buddy e Meebo tiveram crescimento de 330 e 103%, respectivamente, no último ano. No total, os dois serviços já contam com 2,462 milhões de usuários. Outro serviço de instant messenger que aparece na pesquisa é o Iminent.com, que teve de dezembro de 2008 a dezembro de 2009 cerca de 686 mil visitantes, ou seja, crescimento de 1,236%.

A Microsoft ainda detém uma posição mais expressiva no mercado de instant messengers, totalizando 96% dos 22,4 milhões de visitantes à categoria.

E-mails prediletos

Além de analisar o mercado de serviços de mensagens instantânea, a comScore divulgou dados sobre os maiores provedores de e-mails no Brasil. Em dezembro, mais de 24 milhões de brasileiros de 15 anos de idade ou mais visitaram sites de e-mail de casa ou do trabalho, 18% a mais que no ano anterior, com a maioria desses usuários (20 milhões) acessando o Hotmail.

O Google Gmail ficou em segundo lugar, com 8,4 milhões de visitantes, 51% a mais que no ano anterior, seguido por Yahoo! Mail, com 7,1 milhões de visitantes (20% a mais), e UOL Mail com quase 4 milhões de visitantes (14 % a mais).

Um dado curioso é que 34% dos usuários do Hotmail também visitaram o Gmail, enquanto um número muito mais expressivo de 81% de usuários do Gmail também visitaram o Hotmail.


Confira dez funções extras que o MSN não tem

Que o Windows Live Messenger (ou MSN Messenger) é o programa de mensagem instantânea mais usado no Brasil, ninguém duvida —estima-se que cerca de 45 milhões de usuários utilizam o serviço.

Porém, outros programas do mesmo tipo oferecem uma série de funcionalidades que o, até então, líder do mercado não oferece. O UOL Tecnologia testou sete programas e uma aplicação web que efetuam dez funções extras que o programa da Microsoft não tem.

1) Busca de usuários do serviço
A busca de usuários no programa da Microsoft é complicada, você só consegue adicionar alguém, se essa pessoa te passar um email configurado no Windows Live. O programa ChatterBox é um mensageiro para quem busca pessoas interessadas em um relacionamento. O software conta com um sistema de busca de parceiros, que pode ser filtrada por sexo, faixa etária e país.

2) Suporte a radio online
Conversar em um programa mensageiro e ouvir música já fazem parte do ritual de boa parte dos internautas. O UOL Messenger permite que o usuário ouça as rádios do portal, enquanto conversa com seus amigos.

3) Personalizar nick
O Windows Live Messenger permite apenas a colocação de emoticons no nome de exibição. Contudo, esse é um problema contornável. Basta instalar o complemento Messenger Plus Live!. Este aplicativo, dentre várias funções, permite que o usuário personalize seu nome com cores. Essas configurações só são visualizadas pelos usuários que também tem o complemento instalado.

4) Descobrir quem não quer conversar com você
Um dos grandes mistérios para quem usa programas mensageiros é saber se alguém te excluiu da lista de contatos. O aMSN ajuda a resolver isso. O software mostra todos os contatos que te excluíram da lista de contatos. Para indicar isso, o programa coloca um x ao lado do nome de exibição.

5) Esconder o Messenger
Algumas pessoas gostam de usar o MSN no trabalho, mas têm medo de que seus chefes as vejam usando o programa durante o horário comercial. Para isso, o complemento Messenger Plus Live! tem uma função muito boa para esse tipo de utilidade. Teclando Ctrl e espaço, simultaneamente, a tela do Messenger ficará escondida próximo ao relógio do Windows, sem deixar suspeitas.

6) Mudar a transparência da janela
Outra alternativa contra bisbilhoteiros é mudar a transparência da janela. O programa russo Qip Infium faz isso. Ele permite a configuração do nível de transparência através de um barra de rolagem. Além do QipInfium, o Messenger Plus Live! executa essa mesma função. Com a diferença de que a transparência só é aplicada na janela da conversa.

7) Manter diversas conversas através de abas
Um dos desafios, para os usuários que têm muitos contatos do MSN, é administrar aquele monte de janelas piscantes quando recebem mensagens. O programa Pidgin suporta o sistema de abas para as janelas de conversação, facilitando o trabalho de usuários populares.

8) Ser rodado via pendrive
Para quem usa diversos computadores, uma boa opção é o Mercury. Este programa permite que você rode o Windows Live Messenger através de um pendrive. O software é leve e ocupa 20MB de espaço em disco.

9) Interface web e integração com página de e-mail
Ainda que a Microsoft ofereça um serviço de webmessenger pelo hotmail, o uso é muito complicado. Ele não separa o status dos contatos claramente. Como opção, o Google Talk executa melhor o papel através do acesso ao Gmail ou via gadget pela internet.

10) Logar em outras plataformas
Muitas pessoas, além de usar o Windows Live Messenger, usam serviços de outras empresas como Google (GTalk) e Yahoo (Yahoo Messenger). Vários programas suportam esses diversos serviços. Um deles é o Pidgin. Para usá-lo, basta adicionar os serviços que você tem cadastro. O UOL Messenger também se conecta a outras plataformas: Jabber, Yahoo, ICQ, MSN e Yahoo.
 





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2181/visualizar/