Total Security - totalsecurity.com.br
Internet
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 10:54

    Imprimir


Com o lançamento do Firefox 4 Beta 7, a Mozilla voltou a se aproximar do topo dos rankings de desempenho. De acordo com testes feitos pela Computerworld/EUA, o novo navegador é praticamente três vezes mais rápido que a versão atual em renderização de JavaScript, e fica atrás apenas do Opera.

Na quarta-feira (10/11), a Mozilla lançou o Firefox 4 Beta 7, uma versão preliminar que inclui todos os recursos prometidos para a versão final, que deverá estrear em 2011.

A Beta 7 foi a primeira a trazer o novo compilador JavaScript Just in Time (JIT), chamado “JagerMonkey”. Foi ele que levou o navegador à segunda posição no ranking, atrás apenas do Opera 11.

A Computerworld/EUA rodou a suíte de medição SunSpider JavaScript em um sistema com Windows Vista Business, três vezes para cada browser. Depois, calculou as médias das pontuações.

Três dos cinco principais navegadores chegaram perto do topo. O Opera 11 Alpha, que foi lançado em outubro, superou por pouco o Firefox 4 Beta 7, que por sua vez ficou levemente acima do Chrome 8.

Enquanto isso, os resultados do Safari e do Internet Explorer 9 (IE9) colocaram os navegadores significativamente atrás dos três primeiros. Por exemplo, o Firefox 4 Beta 7 foi aproximadamente 25% mais rápido que o IE9 Beta nos testes.

O Internet Explorer 8 também foi testado, apesar de não estar na corrida do JavaScript. O Firefox 4 foi mais de 12 vezes mais rápido na renderização de JavaScript que o IE8.

Não surpreende que a melhoria visível em desempenho tenha sido cortesia do compilador JagerMonkey.

Testes da Mozilla
Em seu blog, a Mozilla publicou os resultados de testes não apenas com o SunSpider – um kit de avaliação produzido pelos responsáveis pelo WebKit, o motor de browser que equipa o Chrome e o Safari – mas também com o Kraken, da própria Mozilla, e com o V8 da Google.

Em dois dos três testes, o Firefox 4 Beta 7 foi três vezes mais rápido que o Firefox 3.6.12, a versão atualmente em produção. (A Mozilla informou que os resultados do teste com o V8 mostraram que o Firefox 4 foi cinco vezes mais rápido que o 3.6.12.)

“Nós sabíamos que precisávamos de outra grande atualização para o Firefox 4 para nos deixar mais rápidos”, afirmou David Mandelin, um engenheiro da Mozilla que trabalhou no JagerMonkey, em um post publicado em setembro e citado pela Mozilla na quarta-feira.

Entre outras mudanças aplicadas à versão Beta 7 estão a aceleração por hardware tanto no Windows quanto no Mac OS X, o suporte ao padrão gráfico WebGL 3D, e o suporte a fontes no formato OpenType.

Pela primeira vez, o Firefox agora acelera detalhes da renderização de conteúdo e de composição de página quando executado nos sistemas Windows XP, Windows Vista e Windows 7, bem como no Mac OS X.

A aceleração do browser por hardware entrega algumas tarefas que seriam do processador central do PC a seu processador gráfico. Isso resulta em melhor performance, especialmente em tarefas de uso intenso de gráficos como a renderização de vídeo ou de objetos tridimensionais.

Até no XP
Tal como a Microsoft, que oferece aceleração por hardware no IE9, a Mozilla apoiou-se na API Direct3D para turbinar a composição de página no Windows. A Mozilla, no entanto, foi um passo adiante, acelerando a composição de página (mas não a de conteúdo) no Windows XP.

O IE9 não funcionará no Windows XP porque o sistema operacional não suporta Direct3D, a API que o IE9 usa para acelerar a renderização de conteúdo.

Para acelerar a composição de página no Mac, o Firefox 4 Beta 7 usa a API OpenGL.

A versão Linux do Firefox 4 ainda não tem a aceleração de hardware ativada – segundo a Mozilla, por causa de problemas com drivers.

O atraso foi causado por problemas relacionados a bugs da versão Beta 7 – que foi originalmente programado para estrear oito semanas atrás – e pela espera da integração do novo compilador ao motor JavaScript, a cargo da equipe do JagerMonkey. No fim de outubro a Mozilla anunciou que a data de lançamento, prevista para antes do Natal, seria postergada para o começo de 2011.

Mas o cronograma de desenvolvimento do software permanece ambicioso, com três outros Betas antes do fim do ano. A Mozilla, contudo, tem concordado tacitamente que a data do começo de 2011 é preliminar, e que poderia ser ultrapassada. “Nós não lançaremos software antes que esteja pronto”, disse Mike Beitzner, diretor do Firefox, quando a Mozilla anunciou o adiamento no mês passado.

O Firefox 4 Beta 7 pode ser baixado para Windows, Mac OS X e Linux, a partir do site da Mozilla.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2260/visualizar/