Total Security - totalsecurity.com.br
Virus & Malware
Quarta - 26 de Janeiro de 2011 às 14:39

    Imprimir


Estudo realizado pelo PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, revela que os cibercriminosos criam por semana mais de 57 mil endereços falsos de sites para infectar ou roubar dados de usuários desprevenidos. A estratégia deles para o ataque é o uso de mais de 375 marcas de empresas e nomes de instituições reconhecidas mundialmente – dessa forma são mantidos no topo da lista dos principais motores de busca.

 

Através do emprego da técnica “BlackHat SEO” (usada para influenciar mecanismos de busca na web), os links para estes sites fraudulentos aparecem sempre nas primeiras posições quando os usuários procuram pelas marcas de sua preferência. Em certos casos, o falso site tem aparência idêntica à do original (é o caso de certos sites bancários), o que facilita o roubo de logins e senhas do usuário.

O estudo listou os tipos de empresas mais utilizadas pelos cibercriminosos como base para sites fraudulentos. Veja o ranking:

1.    Bancos – 65%

2.    Lojas Online – 26,81%

3.    Fundos de Investimentos e Corretoras – 2,30%

4.    Organizações Governamentais – 1,92%

5.    Plataformas de Pagamento – 1,80%

6.    ISPs – 1,31%

7.    ONGs – 0,45%

8.    Empresas de Telefonia – 0,25%

9.    Logísticas – 0,24%

10.  Jogos – 0,10%

11.  Software – 0,10%

De acordo com Ricardo Bachert, diretor geral de consumo da Panda Security Brasil, os usuários precisam ficar atentos ao utilizar mecanismos de pesquisa para não serem atraídos a estas armadilhas virtuais. “Sabemos que os sites de busca estão se esforçando para melhorar a situação, ao alterar seus algoritmos de indexação, mas eles não conseguirão fugir da avalanche dos novos endereços que são criados todos os dias”, completou.





Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2387/visualizar/